A PrEP, tratamento de profilaxia pré-exposição ao HIV, se insere como uma estratégia adicional de prevenção disponÃvel com o objetivo de reduzir a transmissão do vÃrus e tem se mostrado eficaz. O medicamento pode ser adquirido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pela rede privada, mas muitos pacientes não têm acesso à rede pública para iniciar esse acompanhamento ou não tem condições financeiras para realizá-lo em rede particular.
Como projeto comunitário, o infectologista e professor Dr. Leandro Correa Machado reuniu alunos da Universidade Católica de BrasÃlia (UCB) para atender gratuitamente 150 pessoas de baixa renda interessadas no tratamento em BrasÃlia. Os atendimentos ocorrerão aos sábados, na clÃnica Atos Saúde Integrada, e as inscrições poderão ser feitas através do Instagram @drleandromachado ou pelo Whatsapp (61) 99401-8161.
“A polÃtica brasileira de enfrentamento ao HIV reconhece que nenhuma intervenção de prevenção isolada é suficiente para reduzir novos casos e que diferentes fatores de risco de exposição, transmissão e infecção operam de forma dinâmica, em diferentes condições sociais, econômicas, culturais e politicas”, avalia o infectologista. “Contudo, para que essa estratégia seja eficaz, é necessário que a rede de saúde remova as barreiras de acesso a essas populações, acolhendo-as na sua integralidade e garantindo seus direitos a saúde de qualidade”, disse Dr. Leandro Correa Machado ao GayBlog BR.
SERVIÇO
Acompanhamento de PrEP – Projeto “Derrubando Barreiras”
Para 150 pessoas de baixa renda interessadas no uso de PrEP
PerÃodo: Aos sábados, a partir de 14/05/2022 – Término 14/05/2024
Inscrições: Instagram @drleandromachado ou pelo Whatsapp (61) 99401-8161.
Local de realização: Atos Saúde Integrada – SHLS 716 conjunto A sala 603 e 605 CEP: 70.390-906. www.atossaudeintegrada.com.br
Mais informações em drleandromachado.com.br