A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove, nesta quinta-feira (25), o webinar “Torne a PrEP simples, torne a PrEP diferenciada! Novas orientações da OMS, resumo de polÃticas da IAS e estudos de casos de todo o mundo”. Trata-se de um evento para divulgação do novo Guia da OMS para prestação de serviços de PrEP mais simplificados e diferenciados.
O evento contará com a participação do Prof Dr. Laio Magno, um dos coordenadores do estudo PrEP1519. Ele vai falar sobre a experiência do projeto em telesaúde e a oferta de PrEP e autoteste de HIV durante a pandemia.
“Esta experiência, juntamente com a experiência de outros serviços ao redor do mundo, serviu de base para a construção desses guias da OMS. Ficamos muito contentes em participar dessa construção coletiva que, mais uma vez, ressalta a importância do PrEP1519, das universidades brasileiras e pesquisadores da Saúde Coletiva e Saúde Global”, afirma o pesquisador Laio Magno.
Também marcam presença no evento a coordenadora clÃnica do ImPrEP e pesquisadora do INI/Fiocruz, Brenda Hoagland, Robin Shaefer e Lynne Wilkinson (SuÃça), Katarina Ortblad (EUA), Kenneth Ngure (Quênia), Becky Metcafe (Reino Unido) e Don Linh (Vietnã).
O projeto ImPrEP é realizado em três paÃses: Brasil, México e Peru. O objetivo é abordar aspectos estratégicos a respeito da implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) nestes locais. Os paÃses foram selecionados porque relatam uma alta taxa de HIV na região.
A Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de exposição ao HIV. Para isso, há a combinação de dois medicamentos: tenofovir e entricitabina, em um único comprimido. No entanto, a camisinha continua sendo recomendada considerando, uma vez o PrEP não previne outras ISTs (Infecções Sexualmente TransmissÃveis). O medicamento é fornecido pelo SUS.
Vale dizer que há também a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação posterior de possÃvel exposição ao HIV. A PEP é indicada para pessoas que passaram por violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional.