Durante todo o mês de junho, o espetáculo “Delicado” ficará em cartaz. A peça tem como inspiração o texto “Noiva da Morte“, de Nelson Rodrigues, e aborda temas sobre identidade e sexualidade. As apresentações ocorrem na Sede Cia dos Atores, Lapa (RJ), nos dias 16, 23 e 30 de junho, à s 20 horas, com ingressos gratuitos para pessoas trans.
“No conto original, o personagem Alipinho nasceu em uma famÃlia de mulheres e desenvolveu uma personalidade doce, gentil e educada. Apegado à mãe, é superprotegido e admirado por todas as mulheres a sua volta. Aos olhos dos homens e da sociedade tradicional, é desvirtuado, degenerado e indecente”, conta Gabriel Sanches, um dos atores e idealizadores do espetáculo.
“Para cumprir a promessa do pai no leito de morte, é obrigado a se casar com uma moça. Na véspera da união, tomado por uma tristeza e um desejo de liberdade, Alipinho decide usar um vestido de noiva, preparando-se para o seu momento mais glorioso”, acrescenta Sanches.
De acordo com a sinopse, o espetáculo trata de violência, repressão e o preconceito levando o público a possibilidades, alternativas, oportunidades e reflexão para a realidade de pessoas LGBTQA+ no Brasil. “‘Delicado” abarca experiências pessoais e transforma em vivências coletivas, em empatia, compreensão, diversidade e inclusão. Queremos que o público encontre sua própria história, e se sinta acolhido acima de tudo“, afirma o ator.
O espetáculo nasceu durante a pandemia, em 2021. Na época, os atores Gabriel Sanches, Wesley May, Laura Araújo e Pedro Marquez decidiram se dedicar a construção de dramaturgia a partir do conto “A Noiva da Morte”, de Nelson Rodrigues. Com orientação dos artistas da Cia dos Atores, eles fizeram nove meses de trabalho, de pesquisa iconográfica, dramaturgia, preparação de ator até entrar em sala de ensaio no final de 2021 com o abrandamento da pandemia.Â
Serviço
Espetáculo “Delicado’
Local: Sede Cia dos Atores
Endereço: R. Manuel Carneiro, 12 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Temporada: 16, 23 e 30 de junho
Dias: Ã s quintas-feiras
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Ingressos aqui – 40 reais (inteira) / 20 reais (meia) e ingresso gratuito para pessoas trans