De 03 a 05 de junho, o Movimento Sem Terra (MST) realizará o 1º Encontro Estadual LGBT Sem Terra na Bahia. Com o lema “LGBT Sem Terra, Rompendo Cercas e Tecendo a Liberdade“, a atividade será na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta EgÃdio Brunetto, no municÃpio de Prado, regional extremo sul.
Segundo a organização, o encontro “traz a força, ousadia, organização e o sonho de camponeses (as) LGBTQIA+ que lutam pela terra, pela água e pela alimentação saudávelâ€. O objetivo da atividade é o estudo e organização do coletivo na construção de uma nova sociedade e no enfrentamento ao Capital e ao Agronegócio.
Coletivo LGBT Sem Terra lança livro
No último mês de fevereiro, o Coletivo LGBT Sem Terra, organizado pelo MST na Bahia, realizou o lançamento do livro “LGBT SEM TERRA: rompendo cercas e tecendo a liberdade†durante o 34º Encontro Estadual do MST na Bahia.
O livro é uma sistematização dos seis anos de existência do coletivo, traz debates sobre diversidade sexual no interior do Movimento, muita arte e poesia. O lançamento foi um marco histórico do MST que, ao longo da sua trajetória, reafirma a importância da pauta LGBTQIA+ e da superação de todos os preconceitos e violências.
“Bem como a luta pela liberdade sexual, entendida em sua totalidade, para além da expressão do nosso desejo sexual, mas como expressão daquilo que somos e que está presente em todos os espaços polÃticos do nosso Movimento, seja na nossa mÃstica, seja na produção de alimentos saudáveis, seja na organização da famÃlias dos nossos assentamentos e acampamentosâ€, afirmou Wesley Lima, da direção nacional do MST e integrante do coletivo, ao site do MST.