Para celebrar o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOTB) no dia 17 de maio, haverá diversos eventos gratuitos na cidade de São Paulo, como o II Fórum de Direitos LGBTQ2+. Será possÃvel acompanhar o evento através do YouTube na página oficial da ParadaSP e, caso queira ir pessoalmente, é necessário se inscrever no Sympla através deste link.
A iniciativa é do Governo do Canadá por meio de seu Consulado Geral em São Paulo e suas Embaixadas na Argentina e no Chile, juntamente com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e o Governo da França no Brasil. O evento conta com a presença de ativistas, polÃticos e estudiosos dos cinco paÃses, que discutirão o direito à segurança pelas pessoas LGBTQ2+ e o papel da polÃcia para contribuir com uma sociedade mais segura e inclusiva. A presença de crianças LGBTQ2+ nas escolas, a importância da diversidade na cultura e os desafios das pessoas LGBTQ2+ no mercado de trabalho também serão abordados.
Entre os nomes de destaque estão Jasmin Roy, ator e escritor canadense e presidente da Fondation Jasmin Roy, em Montreal; Maddie Morris, primeira funcionária abertamente transgênero do Governo do Canadá em Seattle, nos Estados Unidos; Thirza Cuthand, diretora de cinema queer e indÃgena do Canadá; André Fischer, criador do Mix Festival e coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura; Élisabeth Moreno, Ministra-delegada da França responsável pela igualdade entre mulheres e homens, diversidade e igualdade de oportunidades (DILCRAH); Daniela Ruiz, diretora executiva da ONG 7 Colores Diversidad e responsável pela formação de servidores públicos nas áreas de Justiça e Forças de Segurança do governo federal na Argentina; Rolando Jiménez, presidente da ONG Movimiento por la Liberación Homosexual (MOVILH) no Chile.
No dia 18 de maio, o público poderá conferir ainda um painel presencial que será realizado na Aliança Francesa de São Paulo (Rua General Jardim 182 – Centro) que abordará a memória do movimento LGBT e contará com a participação do escritor brasileiro João Silvério Trevisan, o ativista francês e fundador da ActUp, Philippe Mangeot, a professora de Antropologia na Unicamp, Regina Facchini, o fundador do Irish Queer Archive, Tonie Walsh, e o canadense e presidente da InterPride, Andrew Baker. O debate também conta com transmissão on-line ao vivo.
Além do Fórum, a exposição fotográfica Habeas Corpus, produzida pelo Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP, estará em exibição no hall principal da Aliança Francesa. A mostra, que traz uma linha do tempo do movimento LGBT no Brasil com peças inéditas do acervo, ficará disponÃvel entre os dias 18 de maio a 19 de junho. O encerramento fica por conta de um pocket-show com as artistas Greta Star e Marcinha do Corinto.
SERVIÇO:
- II Fórum de Direitos LGBTQ2+
- Dias 17 e 18 de maio de maio, terça e quarta-feira. Gratuito.
- Debates on-line com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/38MHkRA e transmissão on-line no canal youtube da Parada SP.
- O debate do dia 18/05 às 19h30 é presencial (retirada de ingresso a partir das 18h no local) e transmissão ao vivo on-line pelo canal youtube da Parada SP.
- Exposição “Habeas Corpus†de 18/05 a 19/06
- Local: Aliança Francesa (hall), Rua General Jardim, 182 (metrô República)
Visitação: seg à sex das 9h às 21h / Sáb das 9h às 13h e das 18h às 21h / Dom das 16h às 19h (fechado em feriados).
ORGANIZAÇÃO:
- Governo do Canadá no Brasil
- Escritório do Québec em São Paulo
- Embaixada do Canadá na Argentina
- Embaixada do Canadá no Chile
- Embaixada da França no Brasil
- Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP (APOLGBT-SP)
- Aliança Francesa de São Paulo
- Apoio: Institut français, British Council, Consulado Geral da Irlanda em São Paulo
- Parceria MÃdia: Revista HÃbrida, Terra e EletromÃdia
Transmissão e tradução simultânea: PRISMA Traduções
Parceria catering: Amstel