Na última terça-feira (17), Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, o prédio do Congresso Nacional, em BrasÃlia, ganhou as cores da bandeira do orgulho LGBTQIA+. A iluminação especial, em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta, foi projetada no prédio a partir das 19h.
A homenagem feita em BrasÃlia é para lembrar que em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação EstatÃstica Internacional de Doenças (CID) e problemas relacionados com a saúde.
A projeção das cores do arco-Ãris na fachada do Congresso Nacional foi uma iniciativa liderada pela bancada do PSOL na Câmara, que protocola todos os anos o requerimento, com apoio de demais partidos de oposição, como o PT, PSB, PDT, PCdoB e REDE.
A Bandeira do orgulho LGBTQIA+
A bandeira com as cores do arco-Ãris foi idealizada por Gilbert Baker e é um dos principais sÃmbolos da comunidade LGBTQIA+. Baker criou o estandarte, originalmente com oito cores, em 1978, para o Dia de Liberdade Gay de San Francisco, nos Estados Unidos.
Com o passar dos anos, a bandeira foi reduzida a seis cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Sobre a sua criação, Baker disse que queria transmitir a ideia de diversidade e inclusão, usando “algo da natureza para representar que nossa sexualidade é um direito humano”.