A cidade de Suzano, em São Paulo, se prepara para receber a “1ª Parada LGBT de Suzano”, que será realizada no próximo domingo (24). O tema será “Resistência e Existência: Existimos e queremos cultura, saúde, trabalho e educação“.
A “1ª Parada LGBT de Suzano” foi idealizada pela Rede Periférica Família Stronger, Coletivo Periférico A Casa da João e Frente LGBTI+ de Suzano, com apoio de uma comissão organizadora, composta pelo Núcleo Transmasculinidades, Associação Brasileira Divercidades Periféricas, Teatro Contadores de Mentira e Fórum LGBT de Mogi das Cruzes.
O tema da Parada foi escolhido pela comunidade LGBTQIA+ de Suzano, durante uma reunião aberta, a fim de cobrar do poder público que se tenha políticas públicas para essa população. De acordo com a organização, Suzano pode ser considerada uma das cidades mais atrasadas do Alto Tietê em relação a políticas de diversidade sexual e de gênero.
“Ter uma Parada LGBT no município de Suzano é algo histórico e revolucionário, pois dará visibilidade para artistas LGBTQIA+, negros e periféricos de nossa cidade. Será um importante ato de luta e demonstração da organização do movimento LGBTQIA+ que existe na cidade e exige que políticas públicas na área da saúde, trabalho, educação e cultura sejam garantidas a essa população”, diz a organização.
“Também será uma luta pela descentralização de políticas públicas e da própria Parada LGBT de São Paulo, trazendo a magia desse grande legado de festa e luta, para o município de Suzano. Teremos cerca de 30 artistas se apresentando na primeira Parada LGBT de Suzano, artistas da cidade, da região do Alto Tietê e de São Paulo, entre eles, drags, DJs, dançarinos e artistas da música”, complementa a organização.
A concentração ocorre às 12h na rua Abdo Rachid, ao lado do Burger King. Já às 16h será o início da caminhada; a Parada seguirá até ao Parque Max Feffer, onde ocorrerão os shows de encerramento até as 21h.

Amei a iniciativa dos organizadores,