O mês de junho chegou e, com ele, a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo 2022. Após dois anos, a Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), realizará ações de testagem, tratamento e distribuição de insumos de prevenção, durante os eventos.
No dia 16/06 (quinta-feira), a equipe da Coordenadoria estará na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que será realizada no Largo do Arouche, das 10h à s 16h. Em uma estrutura de 25 metros de comprimento, serão ofertados ao público testagem rápida de HIV, teste diagnóstico para sÃfilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo, e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para o HIV.
Serão oferecidos também as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e a entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, serão passadas orientações e realizados exames recomendados pelos protocolos clÃnicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.
Já no dia 19/06 (domingo), a ação será durante a 26ª Parada do Orgulho LGBT+. A Coordenadoria contará com três tendas instaladas ao longo do evento, com materiais educativos e insumos de prevenção, além de contar com agentes de prevenção que farão a distribuição dos itens por toda a Avenida Paulista.
Complementando a ação, quem passar pela Avenida Paulista poderá observar artes na forma de galhardetes, na parte superior, e totens, na parte inferior, com mensagens de prevenção, em 36 postes.
“A Parada do Orgulho LGBT+ é uma oportunidade singular para as ações de prevenção ao HIV/Aids , com a oferta de serviços à públicos prioritários. Este momento é também uma forma de combate ao preconceito, que é uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento”, aponta Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo.
Além dos eventos acima, também é possÃvel retirar preservativos gratuitos nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) e unidades de saúde, em 26 terminais de ônibus municipais, nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, e linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaQuatro e ViaMobilidade, em todos os dias do ano.