Com atividades que envolvem a dança, música, teatro, cinema, moda e rodas de conversas e que dialogam com o universo LGBTQI+, o Sesc Santo Amaro realiza a 4ª edição do projeto “GenerosidadeS: arte e o transbordamento dos gêneros” que ocorre durante o mês de outubro.
Iniciativa visa refletir sobre a troca, acolhimento, problematização e reconhecimento da diversidade na sociedade. O objetivo é revisitar e abolir fronteiras, atravessar margens, borrar limites e construir um olhar a partir da perspectiva da singularidade que constitui cada um.
Nesta quinta-feira (13), à s 20h, o público poderá conferir o show de Ana Gabriela que apresenta canções sobre representatividade e empoderamento como “Capa de Revisa” e “Não Me Chama de Sua”. Já o cantor e compositor Martte participa do bate-papo sobre artistas LGBTQIA+ e faz um pocket show que mostra suas influências de R&B, pop, música eletrônica e MPB.
Na sexta-feira (15), à s 20h, o teatro marca presença com “Criança Ferida Ou De Como Me Disseram Que Eu Era Gay“, onde Vinicius Bustani evoca momentos e imagens de sua própria infância com relatos biográficos e ficção, humor, sarcasmo e poesia. Já a La Vaca Cia de Artes Cênicas traz “Homens Pink”, no dia 20 de outubro, com direção, texto e interpretação de Renato Turnes.
A Cia. La Leche encena “Existo!”, no dia 22 de outubro, e propõe à s crianças discussões poéticas sobre o que é ser menino e o que é ser menina. A direção é de Cris Lozano e dramaturgia de Alessandro Hernandez, que está em cena ao lado de Ana Paula Lopez.
Na dança, diretamente de Paris, Pol Pi mostra o espetáculo “Ecce (H)omo”, nos dias 22 e 23 de outubro. Já a House of Zion Brazil oferece duas vivências em dança: Oficina de Vogue e Jam de Vogue, no dia 15 de outubro.
A programação também conta com uma série de ações para a cidadania. A Unidade Móvel do Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder estará presente na frente da entrada principal do Sesc Santo Amaro nesta quinta-feira, das 12h às 17h, em uma ação de utilidade pública em prol do respeito e do acolhimento à população LGBTQIA+;
A roda de conversa “Entre a Vida e a Arte – Artistas LGBTQIA+”, que ocorre no dias 20 de outubro, reúne Gretta Starr, Monique Malcher, Martte com mediação de Caê Vasconcelos. O encontro tem a intenção de debater sobre a contribuição das/os/es artistas LGBTQIA+, refletindo sobre suas trajetórias no contexto das artes.
O curso online “Personagens LGBTQIA+ na ficção audiovisual seriada brasileira”, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, com Lucas Martins Néia, faz uma análise sobre as representações LGBTQIA+ propostas pela ficção televisiva brasileira ao longo do tempo, desde a época da TV ao vivo até ao atual contexto multitela. (Programação completa no site do Sesc Santo Amaro aqui).