Durante o III Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontece na Argentina esse mês, a Aliança Francesa da cidade de Rosário inaugura a mostra de fotografias: “La cancha de la diversidade“, de Émilien Buffard, no Museu Castagnino, um dos mais importantes do paÃs.
A exposição conta com 15 fotografias e 15 depoimentos, destacando 50 grupos esportivos LGBTQIA+ de toda a Argentina que buscam redefinir os valores clássicos do esporte. “La cancha de la diversidad” tem o objetivo de promover a inclusão, independentemente da orientação ou identidade sexual, gênero ou condição fÃsica.
A mostra, inaugurada no último dia 30 de abril, no Museu Castagnino, também estará disponÃvel em outros dois locais: a partir desta quarta-feira (4), no Museu de Belas Artes; e na quinta-feira (5), no Centro Municipal da Zona Sul “Rosa Ziperovich”, na Argentina.
Segundo Émilien, a exposição será apresentada de diferentes formas e com diferentes cenários dependendo do local: “No Castagnino eles estarão na fachada, e em um grande formato ao ar livre que impressionará as pessoas. Quase todas as imagens tem 2,5 metros de altura, e um deles com 9 metros de altura que cobrirá toda a fachada do museuâ€, disse ele, em entrevista ao site argentino Mirador Provincial.
Para o fotógrafo, “o projeto tem a ver com a representação das diversidades para mostrar que para praticar esportes não é preciso ter um corpo hegemônico, ser bonito, ser heterossexual.
Ao site Mirador Provincial, Émillen destacou que a exposição foi pensada para dialogar com os Jogos Sul-Americanos. “Ocupar espaços públicos com bandeiras como fazem algumas equipes esportivas é muito importante para que as pessoas aprendam a aceitar que existimos. […] A ideia é demonstrar um compromisso real com a juventude por um esporte mais inclusivoâ€, finaliza o fotógrafo.