Uma peça escrita por uma travesti com atuação de outra travesti. É assim que a atriz Fabia Mirassos define o monólogo “Vienen Por MÓ, que estreia dia 19 de agosto, à s 19h, na Sala Multiuso do Itaú Cultural.
Com texto assinado pela dramaturga chilena Claudia Rodriguez, o monólogo tem direção de Janaina Leite. A peça é um convite para contestar as autoridades de forma plural e cênica propondo metáforas que incluem o corpo travesti em diferentes linguagens, como poesia, performance, monólogo e stand-up.
“Vienen Por MÔ fala sobre pessoas trans em um texto-manifesto de poesia. Dividida em quatro atos, a peça é um ensaio entre arqueologia, maquiagem e filosofia travesti, que produz pontes entre imagens e textos de xamãs, deusas, virgens, santas e loucas, em um único corpo.
“É importante salientar que falar sobre pessoas trans é quase sempre falar de violência. Seja esta de cunho fÃsico, psicológico ou verbal. ‘Vienen Por MÃ’Â possibilita uma biografia travesti diferente daquelas que aparecem nos obituários dos jornais. Porque se trata de uma travesti escrevendo sua história enquanto vive. E isso é tudo que importaâ€, explica Fabia.
Para a atriz, apesar de não ser uma história pessoal, o monólogo traz alguns atravessamentos, principalmente com a questão de dividir com o público como é ser travesti. “Com o texto da Claudia conclui que a forma como as travestis são tratadas no Chile é a mesma em que são tratadas no Brasil, o que leva a acreditar que são tratadas assim em qualquer lugar do mundo”, pontua.
“É utópico – e ainda assim é possÃvel – utilizar o teatro como meio capaz de tornar possÃvel ouvir e enxergar travestis, pessoas, que na maioria das vezes, só são vistas como alvos de violências e violações“, acrescenta Fabia.
Com uma encenação minimalista, o público ficará próximo da cena em “Vienen Por MÔ. “Apesar de abordar temas inquietantes e urgentes, a montagem não é denuncista. A ideia é se apropriar da delicadeza para dar voz ao discurso da transexualidade e falar de outras coisas inerentes ao humano, como desejo, alegria, humor e potênciaâ€, adianta Janaina, diretora do monólogo.
Serviço
VIENEN POR MÃ
• De 19 a 28 de agosto, sexta-feira e sábado às 19h e domingo às 18h.
Itaú Cultural – Sala Multiuso (Av. Paulista, 149 – Bela Vista)
Ingresso: Gratuito (reserva de ingressos pela plataforma INTI , a partir de 10 de agosto, Ã s 12h, aqui).
• De 5 a 14 de setembro, segunda a quarta-feira, às 20h.
Teatro de Contêiner Mungunzá (Rua dos Gusmões, 43 – Luz)
Ingresso consciente (o público, consciente do trabalho envolvido para realização do espetáculo, e do valor que ele dá para vivenciar esta experiência, escolhe quanto acha adequado pagar pelo seu ingresso, de acordo com sua condição financeira)