As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, estão com uma programação animada para o mês de junho. As unidades das zonas Norte e Sul, além de Diadema, oferecerão atividades que valorizam a diversidade e a cultura tradicional. Confira os destaques:
No dia 3 de junho, à s 14h30, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São LuÃs promove um encontro com a escritora Cidinha da Silva, autora do premiado “Um Exu em Nova York†e do infanto-juvenil “Os nove pentes da Ãfricaâ€. Já no dia 4, à s 15h, a unidade irá promover uma apresentação da Orquestra Ocadsa Brasil. Fundada em 1951 em Santo Amaro, a orquestra é hoje composta, em maioria, por jovens e crianças das periferias da Zona Sul.
Também na Zona Sul, a Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe o espetáculo Tudo é Drag, no dia 4 de junho, às 17h. O espetáculo apresenta a essência da arte Drag de cada artista, mostrando o ator que está por baixo da criação, contando um pouco sobre suas experiências e inspirações. Com duas performances de cada artista, a proposta é trazer tanto o que caracteriza a persona da Drag Queen como uma intervenção mais livre.
O teatro também ocupará a Zona Norte. Nos dias 3 e 4 de junho, a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe, às 19h, o espetáculo MANOfestAÇÃO, do grupo Unity Warriors, que traz um manifesto através do estilo de dança breaking, sempre presentes nas Block Parties, originais festas de rua da cultura hip-hop, que em meio ao descanso e ao caos os jovens encontraram como refúgio e espaço de protesto.
A cultura hip-hop continua em destaque com a atividade Pela Transparência Refaço a História, realizada dia 8 de junho, às 10h, na unidade Vila Nova Cachoeirinha. A equipe de biblioteca receberá a artista Soberana Ziza para compartilhar sua pesquisa sobre o apagamento da presença negra nos territórios da cidade e o processo de reinserir personagens negras nestes espaços por meio da técnica de sublimação, além de realizar uma oficina prática com o público.
No dia 11 de junho, o público terá uma dobradinha junina nas Fábricas de Cultura. A unidade Capão Redondo vai até a sede do Bloco do Beco, a partir das 16h, para realizar um arraial com fogueira, quadrilha, comidas tÃpicas e forró pé de serra ao vivo, celebrando as raÃzes culturais. Além das barracas de comidas tradicionais, a festa terá muita música com o Trio Xote das Meninas, Forró Naldo Araújo Show e roda de viola. Ali do lado, em Diadema, à s 18h, tem o Arraiá Tradição na Fábrica com o Bando de Régia canta: As Rainhas do Forró, uma homenagem à s grandes vozes femininas que marcaram a história do forró pé de serra. A apresentação contará com intérprete de Libras.
Outra atividade para os interessados em inclusão é Cantando com o Corpo, ministrada pela intérprete de libras Gabrielle Martins na Fábrica de Cultura Brasilândia. No encontro, realizado no dia 14 de junho, à s 16h, Gabrielle apresentará as muitas possibilidades da LÃngua de Sinais, a partir de experimentações com o próprio corpo junto com a musicalidade. Atividade voltada para fluentes e iniciantes em Libras.
A Fábrica de Cultura Jaçanã recebe no dia 18, às 15h, o espetáculo O Direito de Amar, da Cia JS Teatral. A peça é uma comédia musical que narra a vida em uma cidade afastada e conta os dilemas de um grupo de amigos, com o propósito de relatar a vida amorosa de um personagem gay. Com a nuance de comédia e drama, o texto valoriza a representatividade LGBTQIA+.
Já no dia 21, à s 14h, a unidade promove o bate-papo Interpretação de Obras com a indÃgena Day Moreira Tabajara, que fará uma leitura sobre a concepção de obras de arte que retratam fatos da história nacional, os reflexos na construção da identidade do povo brasileiro e a compreensão sobre a história da independência brasileira. A atividade contará com interpretação simultânea em Libras.
Mais para o fim do mês, dois eventos especiais irão movimentar a Zona Norte e Sul da cidade. No dia 25 de junho, à s 18h, a Fábrica de Cultura Diadema realiza o encontro Noite Mil Estrelas, que conta com a participação da DJ Aline Vargas, declamação do poema “Saga do Nordestinoâ€, de Leda Sylvia, por Alberto Chagas, além de um show da cantora Paula Lima.
Nos dias 25 e 26 de junho, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o evento Feira Preta Pocket, uma versão reduzida do famoso Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina que acontece anualmente desde 2002. A edição pocket pretende levar um pouco da multi pluralidade cultural afro. O evento na Fábrica de Cultura Brasilândia terá apresentações musicais de artistas como: Iago Reis, Desirée, Vinicius Malta e Tinna Rios. No dia 25, sábado, o evento começa às 10h e vai até às 19h, e no dia 26, domingo, ocorre das 10h às 18h.
A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO:
FC CAPÃO REDONDO
ESPETÃCULO TUDO É DRAG!
- 4/6 — Sábado — 17h
- Classificação Indicativa: 12 anos
- Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n – Conjunto Habitacional Jardim São Bento – São Paulo/SP
ARRAIAL DO BLOCO DO BECO
- 11/6 — Sábado — 16h
- Atividade Livre
- Local: Bloco do Beco – Rua Bento Barroso Pereira, 02 – Bloco do Beco
FC JARDIM SÃO LUÃS
ENCONTRO COM A AUTORA CIDINHA DA SILVA
- 3/6 — Sexta-feira — 14h30
- Classificação Indicativa: 12 anos
- Local: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Parque Santo Antônio – São Paulo/SP
ORQUESTRA OCADSA IN CONCERT
- 4/6 — Sábado — 15h
- Atividade Livre.
- Local: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Parque Santo Antônio – São Paulo/SP
FC DIADEMA
ARRAIà TRADIÇÃO NA FÃBRICA – BANDO DE RÉGIA CANTA: AS RAINHAS DO FORRÓ [ESTÚDIOS]
- 11/6 — Sábado — 18h
- Atividade Livre
- Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
NOITE MIL ESTRELA COM DJ ALINE VARGAS, ALBERTO CHAGAS E O SHOW DE PAULA LIMA
- 25/6 — Sábado — 18h
- Atividade Livre.
- Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
FC BRASILÂNDIA
CANTANDO COM O CORPO COM GABRIELLE MARTINS
Cultura Geral
- 14/6 — Terça-feira — 16h
- Classificação Indicativa: Atividade Livre
- Local: Fábrica de Cultura Brasilândia – Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
FEIRA PRETA POCKET
- 25 e 26/6 — Sábado das 10h à s 19h | Domingo das 10h à s 18h
- Atividade Livre.
- Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
FC JAÇANÃ
ESPETÃCULO MANIFESTAÇÃO
- 3 e 4/6 — sexta-feira e sábado — 19h
- Classificação Indicativa: maiores de 14 anos
- Local: Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP
INTERPRETAÇÃO DE OBRAS COM DAY MOREIRA TABAJARA
- 21/6 — Terça-feira — 14h
- Classificação Indicativa: maiores de 16 anos
- Local: Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP
- *Atividade realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo como parte da programação em homenagem ao bicentenário da independência dentro do Ciclo da Agenda Bonifacio.
O DIREITO DE AMAR COM CIA JS TEATRAL
- 18/6 — Sábado — 15h
- Classificação Indicativa: maiores de 16 anos
- Local: Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural – São Paulo/SP
FC VILA NOVA CACHOEIRINHA
PELA TRANSPARÊNCIA REFAÇO A HISTÓRIA COM SOBERANA ZIZA
- 8/6 — Quarta-feira — 10h
- Classificação Indicativa: maiores de 7 anos
- Local: Rua Franklin do Amaral – de 701/702 ao fim, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
——
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São LuÃs
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
Funcionamento das unidades
De terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*
Exceções: Brasilândia, Capão Redondo e Diadema que atendem das 9h às 17h aos sábados.
Exceto Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha que funciona de terça e quinta das 9h às 21h; quarta e sexta das 9h às 19h; Sábados das 9h às 17h; e Domingos das 12h às 17h.
Funcionamento das bibliotecas
De terça a sexta, das 09h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*
Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 09h às 14h.
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São LuÃs, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessÃveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).
Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.
*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.