A brilhante trajetória da artivista travesti paulistana Claudia Wonder (1955-2010), considerada sÃmbolo de luta e (re)existência da comunidade LGBTQIA+, é celebrada pela atuadora Wallie Ruy no espetáculo “WONDER!! Vem pra Barra Pesada“. A peça será apresentada no Teatro Sérgio Cardoso, no próxima sexta-feira (24) e sábado (25), à s 20h, e no domingo (26), à s 19h. Os ingressos são gratuitos.
Reconhecida por suas letras bem politizadas e por criar performances impactantes, Claudia Wonder atuou no rock underground paulista, no cinema da pornochanchada, no teatro e na literatura.
“Claudia Wonder chega até nós para convocar sua presença no tempo presente. Evocar essa artista Ãmpar hoje é chamar à luz seu legado, que permanece latente, nas potencialidades de diversos artistas do teatro, da música, das artes visuais, do vÃdeo e da moda“, comenta a atriz Wallie Ruy.
Apesar de diversas portas fechadas por afirmar sua identidade como pessoa travesti, ela permaneceu forte em seus propósitos ampliando espaços de comunicação e unindo grupos do punk e do rock underground dos anos 70 e 80 em São Paulo.
“Com essa força, com essas trajetórias de vidas eternizadas e vidas aqui existentes, encontramos em ‘WONDER!! Vem pra Barra Pesada’, um espaço de convÃvio e habitação de discussões para a construção de uma cidade mais humana, sensÃvel e que busca sentido para um retorno passÃvel de reconhecimento e existência“, acrescenta a idealizadora do trabalho.
O livro “Olhares de Claudia Wonder: Crônicas e Outras Histórias” (2008) foi uma importante referência para o desenvolvimento de um roteiro de percepções sobre quem é Claudia e como sua visão de mundo se reverbera na atualidade e na corpo transvestigênere de Wallie Ruy, que propõe a visita à história e memórias da artivista como uma ação de celebração e resgate do seu legado.Â
Além desse material, foram realizadas uma série de entrevistas com pessoas que compartilharam vivências pessoais com Claudia. A Coletiva Wonder também realizou um verdadeiro mergulho na obra musical, nos materiais audiovisuais e em entrevistas e outros documentos sobre a Claudia Wonder.
Outra referência importante para a montagem foi o documentário “Meu Amigo Claudia” (2009), de Dácio Pinheiro, que resgata o legado deixado pela multiartista e sua atuação na cena underground paulista.
O espetáculo tem direção e dramaturgia de Rafael Carvalho. Já a direção musical de Felipe Botelho e Amanda Ferraresi, que também estão em cena com a banda formada por eles e NBKÊ.
Serviço
Wonder!! Vem pra Barra Pesada, de Wallie Ruy e Rafael Carvalho
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista
Apresentações: 24, 25 e 26 de junho
Na sexta e no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h
Ingressos:Â Gratuitos