O espetáculo “Uma Diva Perto de Você†traz à cena três mulheres trans – Paula Sabbatini, Renata Peron e Leandra Gitana – em diálogo com seus dilemas internos, histórias de vida e suas divas pessoais. A montagem, que mescla teatro e musical, estreia no dia 20 de maio, sexta-feira, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo com direção de Rodolfo Lima.
“Les Gris – Uma Diva Perto de Você†ganha forma a partir do relato pessoal de vida das artistas, em contato com as músicas cantadas por suas musas inspiradoras. Em cena, Paula, Renata e Leandra falam sobre militância, dor, poesia, saudade e esperança questionando o papel indireto que o conceito de diva ganha na rotina de vida e escolhas pessoais.
Nas 18 cenas do espetáculo, Paula apresenta canções de Cher e conta como criou a drag Paulette Pink, além de algumas histórias envolvendo a personagem. Já Renata canta Clara Nunes e Edith Piaf, e traz uma canção inédita composta especialmente por ela. A atriz também conta histórias de sua vida e declama um poema de José Régio, conhecido pela interpretação de Maria Bethânia. Leandra levará ao palco músicas de Anitta e Madonna e faz um medley de dublagem de divas como Beyoncé, Lady Gaga e RuPaul.
“A arte do transformismo, da dublagem, da imitação, de shows de boates e cabarés são vistos como patrimônio cultural do universo gay e trans, mas nunca valorizado a contento. É uma expressão artÃstica que permanece à margem do que se entende por ‘arte’, mas com uma relevância insubstituÃvel para se compreender o que perfaz uma arte LGBTQIA+. Artistas trans sempre ocuparam de maneira informal cargos importantes na construção desse imaginário, sem que pudesse colher os louros por tais feitosâ€, comenta o diretor da peça.
Apresentações
O espetáculo foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo Nº 30/2021 Cidadania/Cultura LGBTQIA+. “Les Gris – Uma Diva Perto de Você†realiza 17 sessões em teatros e espaços culturais da capital paulista e Grande São Paulo, além de integrar a programação oficial da Virada Cultural da cidade de São Paulo.
As apresentações iniciam no dias 20, 21 e 22 de maio, sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 18h, no Teatro Arthur Azevedo (São Paulo). Em seguida, no dia 29 de maio, às 18h, no Centro Cultural da Juventude (São Paulo). Nos dias 2 e 3 de junho, às 20h, a apresentação será no Teatro Clara Nunes (Diadema).
Já no dia 10 de junho, à s 20h, o espetáculo será apresentado na Casa Balaio (São Paulo). No dia 11 de junho, também à s 20h, no Teatro Municipal (Barueri). Dias 16, 17 e 18 de junho, 20h30, na SP Escola de Teatro (São Paulo). Nos dias 25 e 26 de junho, à s 20h, no Teatro Elis Regina (São Bernardo do Campo).Â
As apresentações também seguem no mês de julho, nos 1 e 2, às 20h, no Teatro do SESI (Osasco). No dia 9 de julho, às 20h, no Centro Cultural da Diversidade (São Paulo); e, por fim, no dia 10 de julho, às 19h, no Teatro Municipal (Mauá).