Erika Hilton e Célia Xakriabá propõem PL para reconhercer 1º vítima de homofobia no Brasil como herói

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

A deputada federal Erika Hilton, junto com a também deputada federal Célia Xakriabá, propuseram na última quarta-feira um projeto de lei para que o indígena Tibira do Maranhão seja inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que reúne pessoas notáveis na história do país.

Tibira do Maranhão é considerado a primeira vítima fatal motivada por homofobia, sendo que sua morte em 1614 é documentada.

Segundo as deputadas, o assassinato de Tibira “foi fruto do colonialismo, da homofobia e da discriminação em relação aos povos originários do território que viria a se consolidar como a pátria brasileira”.

Erika Hilton e Célia Xakriabá propõem PL para reconhercer 1º vítima de homofobia no Brasil como herói
Reprodução

“O heroísmo de Tibira do Maranhão na construção de nossa Pátria é atemporal. Tibira do Maranhão foi executado com uma bala de canhão por ter ousado ser quem era: indígena e homossexual, sua existência foi perseguida pelo projeto do Estado colonial que visava o aniquilamento das subjetividades construídas pelos povos originários”, completam as deputadas Erika Hilton e Célia Xakiabará.

Tibira do Maranhão é o nome dado por Luiz Mott a um indígena tupinambá brasileiro, não nomeado na obra original, cuja condenação à morte e execução em São Luís do Maranhão, em 1613 ou 1614, é relatada pelo frade franciscano Yves d’Évreux, na sua Viagem ao norte do Brasil feita nos anos de 1613 a 1614.

O episódio adquiriu especial notoriedade a partir de 1993, quando Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, sugeriu que este indígena teria sido morto por sua orientação sexual, considerando-o primeiro caso documentado de execução no Brasil devido à homossexualidade. Essa indicação, contudo, não consta do relato de Évreux.

Victor Miller
Victor Millerhttps://gay.blog.br/author/victormiller/
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Sérgio Mallandro diz que já viu Mateus Solano nu: “Parecia um tripé”

O humorista Sérgio Mallandro resolveu expor a intimidade do ator Mateus Solano durante a participação do mesmo no podcast...

More Articles Like This

- Publicidade -