A Estação Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM em São Paulo, irá receber no dia 27 de janeiro uma ação para falar sobre a importância do Dia da Visibilidade Trans, que será celebrado em 29/01.
Entre 12h e 13h, voluntários do Instituto Pró-Diversidade vestindo camisas com as cores da bandeira trans irão distribuir folhetos informativos sobre o tema, que abordam, entre outras questões, a diferença entre uma pessoa travesti e transsexual, a importância do uso do nome social para estes indivÃduos e onde obter mais informações e atendimento.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de SP, no dia 29 de janeiro de 2004 foi organizado, em BrasÃlia, um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeitoâ€. O ato foi um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos e a data foi escolhida como o Dia Nacional da Visibilidade Trans.
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte de passageiros ferroviários, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municÃpios, incluindo a Capital.
Serviço
Ação em celebração ao Dia da Visibilidade Trans
Local: Estação Luz — Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM
Data: 27/01
Horário: De 12h a 13h