O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+ da Bahia (CPDD-LGBT) realiza na próxima segunda-feira (26), em parceria com a CCR Metrô Bahia, uma ação de conscientização e mobilização social na Estação Pernambués. A iniciativa, que ganhou o apelido de “Bonde da Diversidade”, inclui a distribuição de preservativos, lubrificantes e a realização de testes rápido de HIV, além de promover a distribuição de informativos sobre as ações desenvolvidas pelo CPDD.
A ação do equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) faz parte do trabalho multidisciplinar desenvolvido em conjunto por técnicos especializados, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. O objetivo é chamar a atenção não apenas para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente TransmissÃveis (ISTs) com ênfase para o HIV, mas ainda informar aos cidadãos sobre os direitos da população LGBTQIAPN+.
O estande do CPDD estará localizado em posição estratégica, no sentido de facilitar o acesso de quem embarca ou desembarca na Estação Pernambués. As atividades também abrem as portas para um primeiro contato dos profissionais do núcleo com pessoas que necessitam de apoio ou buscam informações sobre os direitos LGBTQIAPN+. No dia 24 de outubro o Bonde da Diversidade será itinerante, saindo da Estação Retiro, passando pelo Acesso Norte para finalizar a ação na Estação Aeroporto.
O CPDD-LGBT é gerido pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), a partir de convênio com o Governo da Bahia, e oferece atendimento psicológico, pedagógico (inclusive através de cursos preparatórios) e de serviço social, bem como presta acompanhamento jurÃdico para a retificação de prenome e gênero. A sede funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 à s 17 horas, no centenário Casarão da Diversidade, situado a Rua 28 de Setembro, também conhecida como rua do Tijolo, número, 8, coração do Pelourinho, em Salvador.