Neste domingo (31), a partir do meio dia, ocorre a 5ª Parada do Orgulho LGBT+ Osasco, em São Paulo. O evento pretende reunir 15 mil pessoas em prol da defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e das suas famÃlias.
Além da festa e da mobilização polÃtica, a Parada contará com uma Feira da Diversidade, formada por empreendedores da cidade, que irão comercializar alimentos, bebidas, artesanatos, cosméticos e outros itens. Artistas locais também marcarão presença no evento com suas performances.
A Parada retorna após um hiato de 11 anos, devido a falta de apoio do Executivo. “As LGBT estão sempre unidas. O que nos impede de fazer alguma coisa são governos conservadores que nos impedem de ir à rua e nos invisibiliza“, diz Higor Andrade, militante LGBTQIA+ desde os 17 anos.
“Ser LGBT é militar diariamente. E a organização desse evento é feita apenas por militantes, tal qual a Revolta de Stonewall. Essa edição é muito importante para mostramos que nós temos famÃlia, que somos cidadãos, que não somos marginais. É importante a sociedade saber que em Osasco existe um público LGBTQIA+ que trabalha, que estuda, que faz a economia da cidade girar e que está preocupada com polÃticas públicas para comunidade, tão esquecida na cidade“, complementa o idealizador da Parada.
Pioneira na organização de Paradas LGBT´s, Alessandra de Souza (Dumdum), presidente da Associação de Travestis e Transexuais de Osasco (ATTO), diz que a Parada é um ato de construção e de militância por polÃticas públicas. Segundo ela, em 2011, com o apoio de diversas empresas, conseguiram reunir mais de 80 mil pessoas. “Demoramos muito para retomar o evento por falta de apoio, e pelas negativas do poder público. Pois a Parada é um evento caro para ser realizado“, pontua.
Serviço
5º Parada LGBTQIA+ de Osasco
31 de julho de 2022 – a partir das 12h
Concentração: Rua da Estação