O repórter Danilo Girundi, da Globo News, entrou ao vivo no telejornal “Edição das 18h” no último sábado, dia 11 de fevereiro, cobrindo o carnaval de rua de Belo Horizonte, em Minas Gerais e acabou passando por uma situação inusitada ao entrevistar uma mulher que estava festejando a Banda Mole.
“Um espetáculo, estou adorando” – disse a moça, que revelou também que todos os anos ela participa do evento. No entanto, ela disse não estar contente com a presença de gays na festa: “apesar de ter muitos v14d0s, tem héteros também, né? A gente vem atrás dos bofes”.
Girundi aproveitou a oportunidade para esclarecer a ela: “Tem que sempre lembrar que aqui a gente tem que respeitar as pessoas, as escolhas de cada um, e aproveitar junto, né?”.
“Com certeza”, respondeu à mulher.
“Nem sempre a gente acerta aqui no ao vivo” – reclamou o repórter ao olhar para a câmera.
Vale mencionar que ofender ou usar palavras chulas para depreciar os LGBTQIA+ é crime desde o dia 14 de junho de 2019, quando o Supremo Tribunal Federal definiu que discriminar ou constranger pessoas com base na sua orientação sexual ou identidade de gênero é enquadrado no artigo 20 da Lei do Racismo (7.716/1989), estando sujeito à punição de um a três anos de prisão. O crime é inafiançável e imprescritÃvel.
"Nem sempre a gente acerta no ao vivo" kkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/RkNRLdsRdF
— Fla Resenha | Flamengo âï¸ (@SiteResenha) February 12, 2023
BANDA MOLE
Considerada uma das festividades mais tradicionais do carnaval de Belo Horizonte, a Banda Mole surgiu em 1975 com a extinção do bloco “Leões da Lagoinha”. Os foliões do bloco extinto se juntaram com os filhos e netos das tradicionais famÃlias do bairro Lagoinha e fundaram a Banda Mole.
Desde o princÃpio, a Banda Mole contava com pessoas trans e travestis, valorizando a diversidades e fazendo crÃticas polÃticas de modo irreverente. A ideia sempre foi ser um ambiente inclusivo, e durante muitos anos abrigou os LGBTQIA+.
Com a chegada do Covid-19, a Banda Mole ficou dois anos sem desfilar, voltando apenas agora em 2023.