A PolÃcia Civil intimou um homem a prestar depoimentos para esclarecer as declarações feitas em um vÃdeo com xingamentos homofóbicos ao confundir o sÃmbolo autista com a bandeira do arco-Ãris que representa os LGBTQIA+. O caso ocorreu no shopping da região central de Palmas e a gravação viralizou nas redes sociais no último dia 24 de março. As informações são do g1.
No vÃdeo, o homem atribui as cores do laço desenhado na vaga à bandeira e que representa pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que afetam a cognição em diferentes nÃveis. Além dos ataques homofóbicos, ele também citou que ela teria sido feita pelo Partido dos Trabalhadores, e o PT Tocantins se manifestou por meio de nota dizendo que tal atitude era “nefasta” e defendeu os LGBTQIA+.
“Aqui ao vivo, já tema vaga para pessoas neurodiversas, quer dizer, poder ser gay, lésbica, sapatão […]. Já tem aqui em Palmas […] Isso aqui é PT”, disse o autor na gravação.
O homem foi identificado pela PolÃcia na última segunda-feira, dia 27 de março, e a delegacia responsável pela investigação intimou o suspeito. Caso seja indiciado, ele responderá pelo crime de racismo, que também é aplicada nas questões de homofobia.
Após a repercussão negativa do vÃdeo, a Justiça determinou que o responsável pelas falas preconceituosas retirasse o conteúdo da internet imediatamente, sob pena de multa diária no valor de R$ 200 até o limite de 100 dias-multa. A decisão, assinada pelo juiz José Maria Lima, da 2ª Vara CÃvel de Palmas, determina que o conteúdo não deverá ser postado em outra rede social e o autor deve se abster de publicar novos ataques relacionados ao shopping.