Estreia nesta quinta-feira (09), o Preto Positivo, primeiro podcast brasileiro com recorte racial totalmente dedicado ao universo do HIV e AIDS. O projeto, idealizado pelos artistas e ativistas Emer Conatus e Raul Nunnes, recebe especialistas e convidados, como o cantor Rico Dalasam, o apresentador Alberto Pereira Jr, o empreendedor Flip Couto, a artista Micaela Cyrino, o médico infectologista Dyemison Pinheiro, a ativista Priscila Obaci e ainda, as mães dos criadores, Esmeralda e Carmem, respectivamente.Â
No episódio de estreia, Emer e Raul fazem um panorama de suas histórias pessoais e contam aos ouvintes como foi o processo de descoberta do vÃrus positivo. Eles também conversam sobre o tema, relacionando-o à saúde, relacionamentos, afeto, amizades e famÃlia; Além disso, propõem discussões de classe, negritude, gênero e sexualidade. No podcast, o HIV assume papel de personagem e tem interpretação do ator Leo Braz.
“Queremos naturalizar cada vez mais essa conversa, não só para pessoas com o vÃrus positivo, mas também para sociedade como um todo. Não estamos mais nos anos 80; pessoas positivas estão em todos os lugares e são capazes de fazer tudo, mas o imaginário sobre isso ainda precisa ser atualizado“, pontua Emer.
O “Preto Positivo” surgiu durante a participação da dupla no programa Sound Up, uma iniciativa do Spotify que apoia criadores de conteúdo de comunidades subrepresentadas, em especial negros e indÃgenas.
“Criamos o Preto Positivo para ser um material de estudo e informação para as pessoas, que conscientize, dê visibilidade e ensine a todos. O mais importante para gente é levar o podcast e o tema para outros lugares“, complementa Raul.
Conheça os convidados dos episódios do Preto Positivo
|
Escute ao trailer