Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vÃdeos sob demanda, apresenta uma programação especial sobre o tema que inclui espetáculos musicais, peças de teatro, websérie, exposição e webinário. Até 30 de junho, mais de 30 conteúdos estão programados, todos também acessÃveis pelo aplicativo da plataforma.
A primeira totalmente gratuita do paÃs, a plataforma foi lançada em abril de 2020, e tem por objetivo democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade. Como nos anos anteriores, a pauta LGBTQIAP+ ganha reforço na #CulturaEmCasa ao longo de junho. Desta vez, cerca de 100 artistas, ativistas e pensadores farão parte da ação que vai tratar temas como polÃtica, arte, justiça e cidadania.
Entre as principais participações, farão parte da iniciativa nomes como Renan Quinalha, Silvetty Montilla, Ikaro Kadoshi, Salete Campari e Thiago Mendonça, além de contribuições de personagens do interior do paÃs que contam suas histórias de lutas por respeito e igualdade.
Na websérie “Bysha, tu acha?” o público vai conferir em quatro episódios assuntos importantes sobre a comunidade LGBTQIAP+ com artistas e personalidades relevantes que apresentam um conteúdo de valor sociocultural no contexto polÃtico nacional. Na categoria “Museu da Diversidade Sexual” (MDS) do especial convidados revelam processos comuns à comunidade.
Já a live Páginas da Transgressão, inspirado no livro homônimo, apresenta um panorama sobre a representação da diversidade sexual na mÃdia brasileira em diferentes épocas. A live conta com mediação do professor e advogado Renan Quinalha, que fez o prefácio do livro, e participação dos autores Caio Maia, Fábio Mob, Julia Oliveira e Paulo Souto.Â
A exposição Memórias de uma Epidemia fala sobre HIV e Aids, uma realização do Google Arts and Culture em parceria com a Parada do Orgulho LGBTQIA+. Os curadores da exposição, Remom Bortolozzi e Matheus Emilio Pereira da Silva, conversam sobre os quatro fragmentos que compõem a mostra.
A programação também traz o especial Música com Orgulho, com shows de Coral e AÃla. As apresentações contam ainda com a presença de Letrux, Ellen Oléria e Lan Lahn. Fecham as shows musicais os espetáculos de Liniker e os Caramelows, que fazem um show intimista; e Titica, maior nome do Kuduro, estilo musical de Angola.
No teatro, destaque para “Stonewall 50”, com Thiago Mendonça, que aborda os 50 anos da luta pelos direitos civis das pessoas LGBTQIA+. A peça conta com elementos da linguagem do teatro-documentário, vÃdeos e músicas do universo karaokê. Também integra as peças do especial, Araras, uma comédia que aborda questões sobre sexualidade, gênero e preconceitos. O espetáculo, dirigido por Daniara Marchesi e estrelado por Amanda Brum e Julia Guerra, retrata o momento em que duas mulheres têm seu relacionamento posto em xeque por diferenças de posicionamento sobre transição de gênero
No especial Webinário Acervos Digitais LGBTQIA+, O Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB) reúne representantes de instituições de memória durante a 6ª Semana Nacional de Arquivos para debater as perspectivas e os desafios que essas instituições enfrentam ao disponibilizar seus acervos na internet. Em Normas e Regulações, convidados discutem experiências com acervos digitais e natodigitais pertencentes a projetos de memorialização da população LGBTQIA+ com as participações de Mariana Valente (InternetLab) e Isabel Maringelli (Pinacoteca de São Paulo) e a moderação de João de Pontes Junior (Museu da Cidade de São Paulo). Já Experiências Contemporâneas mostra o custo dos que lutam pela continuidade e pela preservação da história e da narrativa Ãntegra de grupos minoritários na sociedade. Participações de Paula Silveira-Barbosa (ALB) e Ian Habib (Museu Transgênero de História da Arte) com a moderação de Felipe Areda (Instituto LGBT+).
Serviço
#CulturaEmCasa: Mês do Orgulho LGBTQIAP+
Para acessar todo o conteúdo do Mês do Orgulho LGBTQIAP+, acesse aqui.