O goleiro espanhol Alberto Lejárraga, do Marbella Futebol Clube, revelou sua homossexualidade em uma postagem no Twitter ao postar uma foto beijando o namorado em comemoração ao acesso da equipe à “Segunda RFEF”, a quarta divisão espanhola.
“Muito obrigado por estar sempre ao meu lado, nos bons e maus momentos! Desta vez, vivemos a beleza disso! Obrigado”, escreveu.
Muchas gracias por estar siempre a mi lado, en las buenas y en las no tan buenas! Esta vez nos tocó vivir lo bonito de esto! GRACIAS â¤ï¸ â¤ï¸ pic.twitter.com/gwsvZQztDW
— Alberto Lejárraga (@alberto_leja) April 25, 2023
O post foi fixado por ele no Twitter, e vários perfis apoiaram o futebolista. Alberto tem cerca de 2 mil seguidores na rede social, mas o tweet com a declaração ultrapassou as 11 mil curtidas até o fechamento desta notÃcia.
HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA E FUTEBOL
Um dos primeiros jogadores de futebol a se revelar homossexual foi o inglês Justin Fashanu. Ele se tornou o primeiro jogador de futebol a se assumir publicamente em 1990, enfrentando uma enorme reação negativa da mÃdia e dos torcedores. Infelizmente, a vida de Fashanu não teve um final feliz – ele acabou se suicidando em 1998.
Outro jogador a se revelar homossexual foi o alemão Thomas Hitzlsperger. Ele fez o anúncio em 2014, após se aposentar do futebol profissional. Hitzlsperger afirmou que decidiu se revelar para ajudar a promover a aceitação de pessoas LGBT no esporte.
No Brasil, o jogador de futebol Michael, que atualmente joga pelo Goiás, se assumiu publicamente em 2019. Ele foi o primeiro jogador de futebol brasileiro a se assumir durante a carreira e tem sido uma voz ativa na luta contra a homofobia no esporte.
Outro jogador que se revelou homossexual recentemente foi o americano Collin Martin, que joga pelo Minnesota United FC. Ele se tornou o único jogador abertamente gay em atividade na Major League Soccer (MLS) em 2018.