O programa “Provoca“, da TV Cultura, recebeu no último dia 28 de fevereiro, a quadrinista potiguar Luiza de Souza, conhecida na internet como @Ilustralu e por ter ganhado o ComiCon Experience Awards 2022 na categoria “Melhor Quadrinho” com a história de “Arlindo”.
Questionada pelo apresentador Marcelo Tas sobre o processo criativo, ela diz que houve várias inspirações, citando como exemplo o momento em que um amigo dela contou aos pais que se identifica como uma pessoa LGBT.
“Um amigo que me contou sobre como a mãe dele reagiu ao ouvir [que era gay], e foi uma das inspirações para ‘Arlindo’. Ele revelou que, na cabeça dele, sempre que pensava em falar, batia a sensação de desgosto e não orgulho. Esse é um sentimento que passa na cabeça de muita gente. É como se a vida todo tentássemos compensar algo, mas na verdade não precisa”, disse.
“Uma das intenções de fazer essa histórica como um webcomic, e não como um livro, era fazer as pessoas conversarem sobre. E essas coisas não são tão fáceis de conversar. É difÃcil, até como pessoa LGBT adulta, achar um lugar em que esses assuntos são discutidos. Me mandam mensagens dizendo que se compreenderam como pessoas LGBT lendo Arlindo”, finaliza.
Arlindo vive nos anos 2000, tentando se encontrar, experimentando seus primeiros amores, questões familiares e se descobrindo como uma pessoa LGBT.
“Ele é um bom amigo, um bom filho, um rapaz que ajuda a mãe a fazer docinhos, embora o pai seja muito preconceituoso e não aceite que ele cozinhe”, resume Ilustralu.
Todo o trabalho é de Luiza: do roteiro à arte final. Na CCXP2022, a obra concorreu em cinco categorias: “melhor quadrinho”, “melhor álbum”, “melhor quadrinista”, “melhor roteirista” e “melhor colorista”. “Eu não esperava tantas indicações, mas foi uma felicidade gigante. Mais massa ainda foi o tanto de gente que se emocionou junto. Acho que quando uma história assim que serviu de espelho para tanta gente ganha, todo mundo que se enxergou um pouco ali ganha junto”, disse Luiza na época.