O jogador tcheco de futebol Jakub Jankto (27) publicou um vÃdeo no Twitter neste dia 13 de janeiro falando abertamente que é gay, e dizendo que quer viver uma vida “livre e sem preconceitos”.
“Como todo mundo, tenho meus pontos fortes, tenho minhas fraquezas” – diz Jankto no vÃdeo – “Eu tenho uma famÃlia, eu tenho meus amigos. Tenho um trabalho, que tenho feito da melhor forma, há anos, com seriedade, profissionalismo e paixão” – afirmou.
“Como todo mundo, também quero viver minha vida em liberdade, sem medos, preconceitos, sem violência, com mais amor” – continuou – “Sou homossexual e não quero mais me esconder” – finaliza.
— Jakub Jankto (@jakubjanktojr) February 13, 2023
A publicação viralizou nas redes sociais, com diversas mensagens de apoio. “Estamos com você, Jakub. O futebol é para todos”, escreveu a conta oficial da Premiere League. “Viva sua vida, Jakub. Orgulhoso”, diz o tweet do sindicato global de jogadores Fifpro.
Já o clube Sparta Praga, onde o jogador tcheco está jogando atualmente, também comentou sobre o assunto: “Jakub falou abertamente sobre sua orientação sexual com o clube há algum tempo. Todo o resto diz respeito à sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jakub. Nada mais importa”.
O antigo clube do atleta, Getafe, em que ele atuou durante os anos de 2021 e 2022, também manifestou apoio: “Nosso máximo respeito e apoio incondicional a nosso futebolista Jakub Jankto”.
Jakub Jankto nasceu em Praga, no dia 19 de janeiro de 1996, e iniciou sua carreira como jogador de futebol profissional em 2014 ao assinar um contrato com a liga italiana Udinense. Antes de aceitar sua homossexualidade, ele teve um filho em 2020 com sua namorada Marketa, sendo que ambos terminaram o relacionamento em 2021. Com a revelação, ele se torna o terceiro jogador profissional de ligas principais a se declarar gay, sendo os outros dois Josh Cavallo e Jake Daniels.