Homem trans dá à luz um menino em São Paulo

    Veja também

    Apolo nasceu de parto normal nesta quinta (9), filho de Lourenzo Gabriel e de Isis Broken, um casal transcentrado

    Um homem trans de 23 anos deu à luz um bebê em São Paulo nesta quinta-feira (9). Apolo nasceu de parto normal, filho de uma família transcentrada. Pelo Instagram, o pai, Lourenzo Gabriel, de 23 anos, e a mãe, Isis Broken, de 27, compartilharam as fotos do parto.

    Apolo, filho do casal transcentrado Ganriel Lourenzo e Isis Broken (Reprodução)

    “Papai fez muito esforço e colocou muito amor em sua saída, mamãe ficou horas em pé sem conseguir pregar o olho pra te ter por perto o máximo possível”, escreveu Isis, que é mulher trans, em sua postagem.

    À revista Crescer, Lourenzo disse que a gravidez aconteceu de forma inesperada:

    “Eu tomava hormônio há cerca de 4 anos e, por causa de falta de médicos especializados em sexualidade e gênero no Guarujá, parei de fazer a hormonização. Mas como eu tomei por tanto tempo, pensei que poderia ser estéril, já que a testosterona pode afetar o útero. Então, nem cogitei a possibilidade disso acontecer.”

    Para além dos desafios de qualquer gestação, Lourenzo e Isis precisaram enfrentar o que definiram como despreparo e, ultimamente, “falta de vontade” de médicos e enfermeiros. “Sequer respeitaram meu nome social, que é lei, e meu gênero, que está retificado na carteira do SUS como ‘masculino’. Alegaram que como eu era um homem, eu não poderia ser atendido por um ginecologista e ter um atendimento de pré-natal. Chegaram até mudar meu gênero para ‘feminino’, e tive que usar meu ‘nome morto’, para que eu pudesse ser atendido”. diz Lourenzo.

    Para além das dificuldades com profissionais de saúde, Isis Broken e Lourenzo Gabriel foram vítimas recentes de um ataque transfóbico por parte de um motorista de Uber, que discutiu com o casal e chegou a correr atrás deles, em plena gestação de Apolo.