Reality show com LGBTQIA+ quer ajudar a vencer homofobia na China

    Veja também

    Gravado em Hong Kong, Boyscation vai mostrar o cotidiano de 10 homens gays

    A aceitação da população LGBTQIA+ pela população chinesa é o foco de um novo reality show de Hong Kong. Boyscation é uma produção da Thomson Reuters Foundation e foi anunciada como um híbrido entre programa de namoro e documentário, que vai acompanhar dez homens entre 20 e 30 anos que vivem confortáveis com sua sexualidade.

    “Boyscation”: entre documentário e programa de namoro, um panorama sobre a experiência LGBTQIA+ na China (Reprodução/Instagram)

    Apesar de avanços recentes, a China é um país relativamente conservador com relação a diversidade sexual. Mesmo em Hong Kong, uma região especial e mais libertária do país, a união civil de casais do mesmo sexo não é reconhecida. E é para evidenciar estes contrastes que o produtor Vinci Wong acredita que o programa vá servir:

    “Quero mostrar o pensamento destes homens e o que a sociedade pensa deles”, diz Wong. “Quais são as suas dificuldades? Como eles lidam com sua sexualidade perante a família, o trabalho, os amigos e a sociedade chinesa?”

    Um dos participantes, Louis Ng, de 26 anos, afirmou que o programa o fez ter uma relação melhor com seu pai: “É uma ótima maneira de mostrar à sociedade como coexistir com as minorias”.

    Boyscation deve ir ao ar no canal local TVB TV entre o final de 2021 e o início de 2022.