São Paulo retoma campanha +Dias -AIDS +Liberdade

    Veja também

    Ativista Heitor Werneck retoma ação de conscientização, prevenção e visibilidade criada nos anos 1990

    O produtor cultural e ativista Heitor Werneck anunciou o retorno da campanha +Dias -AIDS +Liberdade, criada por ele nos anos 1990. O projeto mira na conscientização sobre HIV/Aids e deverá voltar às ruas do centro de São Paulo em uma ação de testagem de ISTs, distribuição de kits com preservativos e folder informativos, além de apoio psicológico e de uma projeção em um prédio nos arredores do Largo do Arouche.

    Pôster da campanha +Dias -Aids +Liberdade (Divulgação)

    “Tivemos milhares de avanços através da sociedade civil, que cobrou o governo a criar e oferecer um dos melhores tratamentos do serviço público ao HIV e outras ISTs, mas ainda estamos atrasados em tecnologia e recursos médicos. O HIV não está controlado, é preciso manter campanhas e programas de atendimento e informação”, afirma Werneck. Hoje, existem 37,6 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo.

    A campanha escolheu o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, para exibir uma projeção de fotos em um prédio no centro. Com direção de Heitor Werneck, a peça chama à prevenção, com o uso do preservativo e outras atitudes, em imagens leves e divertidas. O material ainda respeitou a diversidade social, com diferentes identidades de gênero, idade e etnia

    “Sentimos a necessidade de dialogar sobre prevenção com os mais diversos corpos, trazendo leveza para a temática e mostrando que é possível viver e se divertir com liberdade e responsabilidade”, diz a Consultora e Gestora de Projetos Sandra Tiemi Yokota, que uniu-se a Werneck neste relançamento.

    +Dias -AIDS +Liberdade ainda tem o patrocínio da DKT/Prudence Preservativos, em uma parceria com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Saúde – ISTs e AIDS, a ONG Pela Vidda, o Instituto Cultural Barong, Mauricio de Souza Produções e a instituição humanitária Cruz Vermelha São Paulo, com apoio na divulgação do aplicativo de relacionamento SCRUFF.

    A ação ainda terá uma live pelo Facebook da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI+, da Secretaria de Direitos Humanos, a distribuição de 5 mil kits de prevenção com os quadrinhos Turma da Mônica em: Amiguinhos da Vida, produtos Prudence e folders informativos, além de uma van consultório com testagem extramuros de sorologias de HIV, Hepatites Virais e Sífilis, além de atendimento social e psicológico, vinculação para sorologias reagentes no Sistema Único de Saúde e posterior acompanhamento até a adesão ao tratamento.

    +Dias -AIDS + Liberdade
    Projeção de fotos, live e conteúdos online, ações de distribuição de informação, postos de testagem e apoio de saúde no Centro de São Paulo
    1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids
    Live: Facebook da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI+, às 18h – www.facebook.com/politicaslgbtisp
    Van Consultório Barong/Testagem: das 12h às 20h, no Largo do Arouche
    Distribuição de kits nas imediações do Largo do Arouche, das 12h às 18h
    Unidades móveis de Saúde, das 12h às 17h:
    Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)
    Praça da República – Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)
    Largo do Arouche – Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste) e Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)