Ceará inaugura centro de referência para LGBTQIA+

    Veja também

    Espaço inaugurado nesta segunda (13) homenageia travesti e militante dos direitos humanos

    Thina Rodrigues dá nome a novo centro de referência LGBTQIA+ no Ceará (Reprodução)

    O Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (13), o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. O espaço prestará serviços de assistência social, psicológica, saúde e jurídica à população LGBTQIA+ no estado, além de prestar acolhimento em casos de de violências doméstica, familiar e institucional ou de discriminação em ambientes públicos ou privados.

    Sob gestão da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o centro seria “uma reivindicação histórica da população LGBT+ cearense”, diz Silvinha Cavalleire, coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+.

    “Somos o único centro estadual de referência no País, com serviços completos e com a estrutura adequada. Somos, de fato, referência para todo o Brasil.”

    A população pode acessar o e-mail cerlgbt@sps.ce.gov.br, para obter informações sobre direitos no Ceará ou receber orientações sobre como denunciar casos de LGBTfobia.

    O nome do centro é uma homenagem à travesti e militante dos direitos humanos, Thina Rodrigues, que atuou na defesa de direitos das pessoas trans e travestis, em todo o país. Ao lado de Janaína Dutra, ela ajudou a fundar a Associação de Travestis do Ceará (Atrac).

    “Apenas como uma pessoa simples, lutadora, ativista e militante, que vai ficar muito feliz quando as travestis e trans forem aceitas de forma plena”, disse Thina em junho de 2020, antes de seu falecimento.

    O Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues fica na rua Valdetário Mota, 970, no Bairro Papicu, em Fortaleza.