Retrospectiva do Google destaca representatividade LGBTQIA+

    Veja também

    Pela primeira vez, site inclui as principais buscas relacionadas a diversidade; expressões queer ganham espaço

    A retrospectiva do Google ganhou uma nova aba dedicada a representação em 2021. Tradicionalmente divulgado ao fim de cada ano, o relatório aponta as principais tendências de busca dos países divididas por tema e data. E neste ano diversas buscas giraram em torno do universo LGBTQIA+. Listamos abaixo alguns destaques:

    O que é queer?
    Em janeiro de 2021, a pergunta “o que é queer” teve um crescimento expressivo nas buscas, com relação a dezembro de 2020. Foram 1.010% a mais buscas.

    Bifobia
    Em março de 2021, a expressão “bifobia”, que caracteriza o preconceito com bissexuais, atingiu o recorde de interesse no Brasil. O país também foi o que mais buscou o termo em todo o mundo. Vale lembrar que em março, o participante Lucas Penteado surpreendeu ao revelar-se bissexual em pleno BBB 21 (que foi o programa de TV nacional mais comentado do ano).

    Parada do orgulho perto de mim
    Junho é o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e as buscas online refletiram o interesse pelo tema. Segundo o Google, a pesquisa por “parado do orgulho perto de mim” aumentou 5.000% globalmente.

    Positividade corporal e linguagem de sinais
    Ainda dentro da aba de representatividade, temas como positividade corporal e a linguagem de sinais foram destaques de buscas em 2021 no Brasil. Vale lembrar que este ano os integrantes do grupo coreano BTS incorporaram elementos de linguagem de sinais em suas coreografias.

    Morte de Paulo Gustavo foi um dos marcos de 2021, segundo o Google (Reprodução)

    Mais destaques
    Fora da aba representatividade, outras expressões LGBTQIA+ apareceram como tendências. Paulo Gustavo foi o quarto nome mais buscado entre celebridades mortas em 2021; Lucas Penteado foi a quarta personalidade mais buscada do ano; Anitta teve a música mais buscada do ano, com “Girl From Rio”; e “o que é basculho?”, a expressão usada por gil do Vigor no BBB 21, foi a segunda pergunta mais pesquisada no Brasil.