Cantor português Carluz Belo lança tributo a vítimas de homofobia

    Veja também

    Em novo clipe, cantor trata abertamente das pessoas que foram “impedidas de viver suas histórias de amor”

    O cantor português Carluz Belo lançou um clipe em tributo às vítimas de homofobia. “Passos no Escuro” é o último single do álbum Menino da Praia, e fala sobre sobre as pessoas que foram impedidas de viver suas histórias de amor.

    “É preciso cuidar destas feridas no nosso imaginário coletivo. Produzir este vídeo foi a melhor forma de dar corpo e visibilidade a uma dessas possíveis histórias, retratando o surgimento do afeto romântico entre dois rapazes“, disse o cantor.

    Carluz Belo (Reprodução)

    O vídeo é protagonizado pelo próprio Carluz e contrasta um romance idílico com o resgate de algumas lembranças e ilustrações. Ao fim do clipe, uma mensagem diz: “Esta é minha Oração da Memória LGBT. Dedicada a todas as vítimas da homofobia, cujas histórias de amor não chegaram a ser vividas”.

    Na letra, Carluz alude à redendção: “Não tenhas vergonha de amar quem amas / Quando enfim o sol se apagar tudo vai ficar bem!”

    Carluz é voz ativa na defesa dos direitos LGBTQIA+ em Portugal. Na divulgação do vídeo, o cantor falou sobre a situação da homofobia no país, mas também internacionalmente:

    “É preciso fazer pressão internacional para erradicar essas leis em países extremistas e sobretudo fomentar a mudança de mentalidades em todo o lado. Podemos sempre melhorar um bocadinho o que se passa a nossa rua, dando a nossa opinião, não nos abstendo em situações de preconceito e discriminação… Não só quando se trata de homofobia, mas também de racismo, machismo e todas as formas de violência física e emocional.”

    Veja o vídeo abaixo: