Documentário sobre BeBe Zahara Benet é destaque no Festival Mix Brasil

    Veja também

    Primeira vencedora do RuPaul’s Drag Race vira tema e personagem de filme, em exibição quarta (17) e sexta-feira (19)

    Para fãs de RuPaul’s Drag Race, Bebe Zahara Benet é indissociavelmente sinônimo de vitória. A drag queen interpretada pelo artista camaronês Marshall Ngwa foi a primeira vencedora do reality show, antes que o programa se tornasse o fenômeno cultural que é hoje.

    Being Bebe – a História de BeBe Zahara Benet (Reprodução)

    Por trás das câmeras, no entanto, a história é um tanto diferente. E é atrás dessa história que a cineasta Emily Branham se debruçou há 15 anos. O resultado veio no documentário Being BeBe – A História de BeBe Zahara Benet, filme que integra a programação do Festival Mix Brasil, com exibição nesta quarta, 17, às 20h30 no Cinesesc, e dia 19, sexta, às 16h30, no SPcine CCSP Lima Barreto.

    Traçando os paralelos entre a conquista de uma drag queen africana que consegue um espaço no entretenimento americano, e suas origens na cultura homofóbica de um país onde a homossexualidade é motivo de prisão, o filme conta uma narrativa multifacetada. O resultado aparece com ainda mais detalhes, como a narrativa do cancelamento de shows e apresentações em 2020, as reflexões sobre a morte de George Floyd no mesmo ano e os depoimentos colhidos em Yaoundé, capital de Camarões, que demonstram apoio à artista.

    Being BeBe – A História de BeBe Zahara Benet integrou a Seleção oficial em Tribeca e OutFest Los Angeles e empatou no Prêmio do Público de melhor documentário no Festival de Cinema de Provincetown com o filme Playing With Shaks.

    Elenco/Cast: Marshall Kudi Ngwa (aka BeBe Zahara Benet)
    Fotografia/Cinematography: Sinisa Kukic, Jeremy Wilker, Emily Branham
    Montagem/Editing: James Codoyannis, Emily Branham
    Som/Sound: Rob Daly
    Música/Music: Hèlene Faussart, Les Nubians (aka Golden Flack Jones)
    Produção/Production: Emily Branham, Marc Smolowitz, Jonathan Goodman Levitt

    DIREÇÃO: Emily Branham
    PAÍS: EUA, Camarões
    ANO: 2021
    DURAÇÃO: 93
    CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

    17/11 (qua) – 20h30 – Cinesesc
    19/11 (sex) – 16h30 – Spcine CCSP Lima Barreto

    Mais detalhes aqui.