Games

    Veja também

    Viúva de João W. Nery comenta projeto de lei de defesa de pessoas trans

    "Passou da hora", disse Sheila Salewski sobre proposta que...

    Organização da Copa do Mundo garante “acolhimento” LGBTQIA+

    Líder do Comitê Organizador disse que país é tolerante,...

    Memorial vai contar histórias de vítimas da Aids no Brasil

    Iniciativa está coletando áudios e retalhos com lembranças das...

    Rodrigo Apresentador vai comandar concurso de drag queens

    Diva Drag será realizado ainda em 2021 e inscrições...

    Secretaria Municipal da Saúde de Salvador aprova nome social em crachás

    Em comunicado, órgão frisou a importância das pessoas trans...

    GAMES PELA DIVERSIDADE NO 27º FESTIVAL MIX BRASIL

    Pelo segundo ano consecutivo, os games invadem o Festival Mix Brasil de Cultura pela Diversidade. O programa BIG Mix Diversity de 2019 é uma iniciativa do BIG Festival, do Conselho da Diversidade da Abragames e da Games [4Diversity] da Holanda. O Programa tem o apoio dos Países Baixos, do Goethe-Institut São Paulo, da Women Game Jam e da Game Jam +.

    Nesta edição, os 4 jogos finalistas da categoria BIG Diversity do BIG Festival 2019 serão expostos no Centro Cultural São Paulo, de 14 a 20 de Novembro. Representando o Brasil, temos “Huni Kuin: Yube Baitana” (Bobware/Beya Xinã Bena) e “Spikes on High Heels” (Amand.APPs). Já os finalistas internacionais são “after HOURS” (Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel), da África do Sul e “She Dreams Elsewhere” (Studio Zevere), dos Estados Unidos. Os jogos do BIG Diversity estão concorrendo ao Coelho de Ouro, tradicional premiação do Mix Brasil na categoria voto popular. O público poderá escolher seu jogo favorito até dia 19 de novembro. O vencedor será anunciado na cerimônia de Premiação do Festival que ocorre dia 20 de novembro, às 19h, na sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo, CCSP.

    Um dos pontos altos da programação é a 2ª BIG Mix Jam [4Diversity], uma game jam que reunirá desenvolvedores de jogos por 48 horas, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Goethe-Institut São Paulo, para a criação de um game. A atividade será conduzida por Sabina Dirks, do Games [4Diversity], e contará com mentores das empresas Webcore GamesTapps Games, entre outras. O tema da jam será revelado na hora do evento, mas, para inspirar os participantes, convidamos o cantor Gaê, a jornalista Roseli Tardelli, e o artista plástico trans Dan Mendes para compartilhar suas experiências. O evento é gratuito e as inscrições abrem no dia 29 de outubro.

    Segundo Marina Pecoraro, idealizadora da BIG Mix Jam [4Diversity], “a aproximação dos games com o Festival Mix Brasil é uma oportunidade incrível de colocar os jogos como mais uma ferramenta na luta por uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diversidade. Os games são a principal mídia de entretenimento e o número de jogadores globalmente é enorme, logo, usá-los em prol de causas nobres como a da diversidade é fantástico.”

    A roda de conversa “Videogames: A mudança de paradigmas para um mundo melhor”, encerra as atividades do 2º BIG Mix Diversity, no dia 17 de novembro, no CCSP. A mesa reunirá profissionais da indústria de games do Brasil e da Holanda para discutir o papel do videogame para uma sociedade mais diversa e socialmente justa.

    Todas as atividades do BIG Mix Diversity são gratuitas!


    Serviço:

    Mostra de Jogos – BIG Diversity
    14 a 20 de Novembro
    Local:  Centro Cultural São Paulo, R. Vergueiro, 1000

    BIG Mix Jam [4Diversity]
    15 a 17 de Novembro
    Local: Goethe-Institut R. Lisboa, 974 – Pinheiros, São Paulo
    Inscrições: https://bit.ly/2JpgnDN

    Mix Lab | “Videogames: A mudança de paradigmas para um mundo melhor”
    17 de novembro às 19h @ CCSP – Sala de Ensaio I
    A mesa reúne profissionais da indústria de games do Brasil e da Holanda para discutir o papel do videogame para uma sociedade mais diversa e socialmente justa.
    Participantes:
    Sabina Dirks, Games [4Diversity]
    Marina Pecoraro, BIG Festival/Conselho da Diversidade da Abragames-
    Simon Gamboa, Tapps Games
    Camila Malaman, Webcore Games
    Mayara Fortin, Webcore Games
    Amanda Sparks, Amand.APPs

    Sobre o BIG Mix Diversity
    O BIG Mix Diversity é uma iniciativa do BIG Festival, maior festival de jogos Independentes da América Latina,  do Conselho da Diversidade da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, e do Games [4Diversity], uma organização da Holanda que vem com o apoio do Consulado do Reino dos Países Baixos em São Paulo e do Goethe-Institut São Paulo, da Women Game Jam e da Game Jam +.


    BIG DIVERSITY – 2ª MOSTRA DE JOGOS DA DIVERSIDADE
    14, 15, 16, 17, 19 e 20 de novembro
    15h – 20h @ CCSP – Foyer

    after HOURS
    Desenvolvedores:Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel
    País: África do Sul
    Plataforma: PC
    Classificação: 12+

    after HOURS é uma vinheta, ou jogo  Full motion video, FMV, que permite aos jogadores um vislumbre da vida de Lilith Gray – uma jovem que foi molestada quando criança e sofre de Transtorno da Personalidade Borderline como resultado.
    .
    Comentário da curadoria: after HOURS é um jogo que discute sobre Transtorno de Personalidade Borderline, recorrendo à artifícios cinematográficos e a gamificação como ferramentas de discussão, utilizando como plano de fundo a rotina de uma pessoa que sofre deste tipo de transtorno. Curadoria do BIG Festival 2019.

    HUNI KUIN: YUBE BAITANA 

    Desenvolvedor: Bobware/Beya Xinã Bena
    País: Brasil
    Plataforma: PC
    Classificação: 9+

    Huni Kuin: Yube Baitana é um jogo de plataforma em 2D feito em colaboração com o povo indígena Huni Kuin (Kaxinawá) do Rio Jordão, Acre, que conta cinco de suas histórias ancestrais, mostrando um pouco da riqueza de sua cultura. O jogo está disponível gratuitamente em quatro idiomas: hãtxa kuin, português, inglês e espanhol. Apesar da simplicidade, o game é um exemplo de bom uso da tecnologia para a preservação de culturas indígenas. Curadoria do BIG Festival 2019.

    SHE DREAMS ELSEWHERE
    Desenvolvedor: Studio Zevere
    País: Estados Unidos
    Plataforma: PC
    Classificação: 17+

    SHE DREAMS ELSEWHERE é um RPG de aventura surreal que conta a história de Thalia Sullivan, uma mulher em coma, em uma jornada para derrotar os pesadelos que a impedem de despertar, enquanto descobre como chegou a essa situação. Infelizmente, alguns pesadelos são mais difíceis de enfrentar do que outros. Curadoria do BIG Festival 2019.

    SPRIKES ON HIGH HEELS 
    Desenvolvedor: Amandapps (Amanda Sparks)
    País: Brasil
    Plataforma: Android
    Classificação: 9+

    Spikes on High Heels é jogo de Voleibol estrelado por uma Drag Queen! O jogo tem foco na diversidade queer, alinhada a um jogo bem humorado e com estilo pop. Curadoria do BIG Festival 2019.
    Previous articleJúris
    Next articleMixLab Spcine