Espetáculo discute as escolhas de vida feitas a partir do diagnóstico do HIV

"Da Razão do Vermelho" será apresentado no Centro Cultural da Diversidade (CCD), em São Paulo, neste final de semana

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Neste sábado (9) e domingo (10), o espetáculo “Da Razão do Vermelho” será apresentado no  Centro Cultural da Diversidade (CCD), em São Paulo. A montagem, que surgiu a partir de um diagnóstico de HIV, é de autoria de Rafael Bolacha.  

“Da Razão do Vermelho”  tem como objetivo discutir e divulgar questões relacionadas ao cotidiano das pessoas que vivem com HIV no Brasil.  O espetáculo de dança está integrando o circuito municipal de cultura de São Paulo. Ao todo, serão quatro apresentações gratuitas em espaços da cidade – nos dias 07 e 13 de agosto, a peça será apresentada novamente no CCD.

Espetáculo “Da Razão do Vermelho” (Foto: Raphael Garcia)

Os textos do blog “Uma Vida Positiva”, que ultrapassou os 100 mil acessos, forneceram material e inspiração para o livro homônimo – que foi adotado pela Columbia University de Nova York, como material de apoio para uso em sala de aula. Agora, o projeto ampliou a discussão dos desafios da vida dos soropositivos por meio de outros segmentos artísticos. 

Durante o espetáculo, o corpo é quem fala sobre os seus anseios e cicatrizes. Três bailarinos/intérpretes encaram o desafio de transformar as palavras em movimento. Os artistas em cena em alguns momentos buscam o íntimo e pessoal e, em outros, levam a sua vivência para um contexto social. Palavras, sons e silêncios dão ritmo a este espetáculo que mistura muita informação e sensibilidade. 

O cenário foi desenvolvido pelo coreógrafo Edson Fernandes, que também é artista plástico. Poucos objetos e alguns microfones suspensos simbolizam a comunicação, a palavra, e o ato de exteriorizar o que se passa na consciência desta sociedade atual. A música é concebida para quinteto de cordas e percussão e acompanha o discurso reflexivo da coreografia criada especialmente por Victor Astorga para o projeto. 

Espetáculo “Da Razão do Vermelho” (Foto: Raphael Garcia)

Serviço

Da Razão do Vermelho

• Julho
Sábado 09/07 – 20h | CCD – Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto , 206);
Domingo 10/07 – 19h | CCD – Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto , 206);

• Agosto
Domingo 07/08 – 16h | Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473);
Sábado 13/08 – 20h | Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto, 206).

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Maior concurso gay do país acontece em Juiz de Fora com participação de Gloria Groove

Depois de dois anos, o concurso "Miss Brasil Gay" retoma a sua história de glamour

More Articles Like This

- Publicidade -