Ficção e realidade se misturam em espetáculo inédito sobre Jorge Lafond no Teatro Ipanema

“JORGE pra sempre VERÃO” tem texto original de Aline Mohamad e Diego do Subúrbio e direção de Rodrigo França

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

No próximo sábado (25), estreia o espetáculo inédito “JORGE pra sempre VERÃO”, às 20h, no Teatro Ipanema. Esse é o primeiro texto teatral de Aline Mohamad, prima de Jorge Lafond, desenvolvido em parceria com Diego do Subúrbio. A montagem é escrita por Rodrigo França e tem Alexandre MitreAretha Sadick e Noemia Oliveira no elenco.

O espetáculo surgiu após Aline escrever uma carta póstuma para seu primo. “Depois dos 30 anos algumas coisas foram mudando em mim. Um dia, ao voltar de uma festa onde me vi atraída por uma travesti, escrevi uma carta que nunca seria entregue ao destinatário. Um pedido de desculpas, uma redenção, uma luz nas diversas encruzilhadas que eu tenho com meu primo”, revela a autora, que ao longo de sua infância se esquivou de conhecer Lafond pela estranha figura que ele lhe parecia.

(Foto: Rodrigo França)

Apesar dos apontamentos sobre a realidade nada fácil vivida pelo artista, o texto traz o humor como ponto de respiro em cena. “O processo da escrita do texto veio muito da pesquisa sobre a vida do Jorge, que se encontra na mesma encruzilhada que a minha e de muitas outras pessoas negras LGBTQIAP+. É lembrar que, apesar de todo o processo de resistência que vivemos perante essa sociedade, não somos regidos somente pela dor. A figura de Jorge Laffond marcou uma geração, nos movendo até aqui. Falar dele é também falar sobre mim”, comenta Diego.

Faremos uma reparação histórica, humanizando um dos maiores artistas deste país. […] O movimento LGTQIAP+ sempre foi encabeçado por pessoas pretas, como Marsha P. Johnson […]. E Jorge Laffond estimulou que muita gente tivesse coragem para externar aquilo que realmente é na vida. Estamos falando de um homem negro retinto, afeminado e com mais de dois metros de altura vestido de mulher na televisão brasileira. Mas óbvio que não foi fácil. Nele havia mais do que talento, havia estratégia inteligente”, observa Rodrigo.

Ainda para Rodrigo, em um espetáculo de denúncia é importante falar de cura. “A plateia tem que sair com esperança – o que não significa facilitar para o espectador. Jogamos duro, mas optamos por também mostrar o contraponto da violência. Jorge teve amigos e familiares amorosos, e realizou uma contribuição extraordinária à cultura. Ele estava fazendo uma grande revolução“, pontua o diretor, que se reconhece “forjado por esse profissional que pouca gente conhece”.

(Foto: Rodrigo França)

Serviço

“JORGE pra sempre VERÃO”
Temporada: 25 de Junho a 24 de Julho
Dias da semana: Sexta-feira a Domingo
Horário: 20h (sextas e sábados) e 19h (domingos)
Ingressos: Contribuição Voluntária (distribuídos 1h antes na bilheteria do teatro)
Local: Teatro Ipanema | Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -