Espetáculo “WONDER!! Vem pra Barra Pesada” terá sessões gratuitas em São Paulo

Idealizado e estrelado pela atriz Wallie Ruy, o espetáculo evoca a multiartista travesti Claudia Wonder, ícone do ativismo LGBTQIA+, no palco do Teatro Sérgio Cardoso

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

A brilhante trajetória da artivista travesti paulistana Claudia Wonder (1955-2010), considerada símbolo de luta e (re)existência da comunidade LGBTQIA+, é celebrada pela atuadora Wallie Ruy no espetáculo “WONDER!! Vem pra Barra Pesada“. A peça será apresentada no Teatro Sérgio Cardoso, no próxima sexta-feira (24) e sábado (25), às 20h, e no domingo (26), às 19h. Os ingressos são gratuitos.

Reconhecida por suas letras bem politizadas e por criar performances impactantes, Claudia Wonder atuou no rock underground paulista, no cinema da pornochanchada, no teatro e na literatura.

Claudia Wonder chega até nós para convocar sua presença no tempo presente. Evocar essa artista ímpar hoje é chamar à luz seu legado, que permanece latente, nas potencialidades de diversos artistas do teatro, da música, das artes visuais, do vídeo e da moda“, comenta a atriz Wallie Ruy.

WONDER!! Vem pra Barra Pesada (Foto: Xisgenera)

Apesar de diversas portas fechadas por afirmar sua identidade como pessoa travesti, ela permaneceu forte em seus propósitos ampliando espaços de comunicação e unindo grupos do punk e do rock underground dos anos 70 e 80 em São Paulo.

Com essa força, com essas trajetórias de vidas eternizadas e vidas aqui existentes, encontramos em ‘WONDER!! Vem pra Barra Pesada’, um espaço de convívio e habitação de discussões para a construção de uma cidade mais humana, sensível e que busca sentido para um retorno passível de reconhecimento e existência“, acrescenta a idealizadora do trabalho.

O livro “Olhares de Claudia Wonder: Crônicas e Outras Histórias” (2008) foi uma importante referência para o desenvolvimento de um roteiro de percepções sobre quem é Claudia e como sua visão de mundo se reverbera na atualidade e na corpo transvestigênere de Wallie Ruy, que propõe a visita à história e memórias da artivista como uma ação de celebração e resgate do seu legado. 

WONDER!! Vem pra Barra Pesada (Foto: Xisgenera)

Além desse material, foram realizadas uma série de entrevistas com pessoas que compartilharam vivências pessoais com Claudia.  A Coletiva Wonder também realizou um verdadeiro mergulho na obra musical, nos materiais audiovisuais e em entrevistas e outros documentos sobre a Claudia Wonder.

Outra referência importante para a montagem foi o documentário “Meu Amigo Claudia” (2009), de Dácio Pinheiro, que resgata o legado deixado pela multiartista e sua atuação na cena underground paulista.

O espetáculo tem direção e dramaturgia de Rafael Carvalho. Já a direção musical de Felipe Botelho e Amanda Ferraresi, que também estão em cena com a banda formada por eles e NBKÊ.

WONDER!! Vem pra Barra Pesada (Foto: Xisgenera)

Serviço

Wonder!! Vem pra Barra Pesada, de Wallie Ruy e Rafael Carvalho
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista
Apresentações: 24, 25 e 26 de junho
Na sexta e no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h
Ingressos: Gratuitos

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -