9º Festival da Diversidade Cultural leva teatro, música e dança ao Centro Histórico de Itanhaém

O tradicional festival de Itanhaém (SP), que ocorre nos dias 25 e 26 de junho, conta com atrações ligadas à cultura, educação, direitos humanos e cidadania

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

No próximo domingo (25) e segunda-feira (26), a Praça Narciso de Andrade, conhecida como Centro Histórico de Itanhaém, será mais uma vez palco do “Festival da Diversidade Cultural de Itanhaém“, que chega à 9ª edição com uma programação gratuita e repleta de atrações ligadas ao teatro, música, dança, artesanato, direitos humanos e palestras. 

A programação focada na cultura, educação, direitos humanos e cidadania terá contação de história, capoeira, danças típicas e étnicas, música tradicional e folclórica, a inclusão sob vários aspectos, performances teatrais, performances artísticas LGBTQI+, apresentações de cultura afro-brasileiras e matrizes africanas, ações culturais e baile da terceira idade.

“Quando utilizamos o termo diversidade é muito importante termos claro que estamos nos referindo ao ser humano em suas diversas possibilidades de existência, ou seja, etnia, gênero, raça, nacionalidade, religião, regionalidade e faixas etárias. É exatamente neste sentido que o festival se empenha em prestar o serviço não apenas no fortalecimento da identidade de cada um dos segmentos abordados, mas também na integração entre eles e, desta integração, um exemplo real de convivência harmônica dentro de um conceito de cultura de paz”, explica Luciana Dara, coordenadora do evento desde sua 1ª edição.

(Foto: Reprodução)

O projeto conta com a curadoria de Heitor Werneck e, entre as atividades, a contação de histórias será com a atriz Kelly Franco, que trará de forma lúdica histórias do nosso folclore, itãs do candomblé e lendas misteriosas, de forma que mesmo as crianças aprendam se divertindo. 

Já o Grupo Afoxé Laroye Brasil trará os toques e cantos do Afoxé da Bahia; A consciência negra e os aspectos da diversidade cultural serão abordados nas palestras de Júlio Tumbi Are; A indígena Tamikuã Pataxó, de Alagoas, fará atividade de ensino da pintura indígena; ainda entre indígenas, membros das tribos Mborai Mirim e Rio Branco, de Itanhaém, trarão um coral guarani com cânticos sagrados.

O festival também contará com quatro performances de drag queen. Já entre as apresentações musicais estão confirmados os grupos Forró Caiçara, Toque de Sedução e o cantor Franco Rossignolli. A animação continuará com Bendito Carimbó, do Belém do Pará, e Cecília Mani, dançarina que se apresenta Brasil afora levando a beleza e alegria carimbó em vários eventos e festividades.

O evento, realizado pela produtora Santuarium Cultural, por meio da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Itanhaém, pretende trazer ao público uma mostra da pluralidade cultural e artística internacional, brasileira e regional. Mais informações poderão ser encontradas nas redes sociais da Santuarium Cultural – @santuariumcultural 

(Foto: Reprodução)

Serviço

9º Festival da Diversidade Cultural de Itanhaém

Praça Narciso de Andrade – Centro Histórico de Itanhaém
25/06 e 26/06, 14h às 22h, grátis.

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Musical sobre vida e obra de Cazuza estreia nova temporada do RJ

"Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical" faz sua segunda temporada no Teatro Cesgranrio, Rio Comprido (RJ)

More Articles Like This

- Publicidade -