Coordenadoria de IST/Aids prepara ações para a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo de 2022

Testagem, tratamento de ISTs e distribuição de insumos de prevenção serão destaques na Feira da Diversidade LGBT+

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

O mês de junho chegou e, com ele, a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo 2022. Após dois anos, a Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), realizará ações de testagem, tratamento e distribuição de insumos de prevenção, durante os eventos.

No dia 16/06 (quinta-feira), a equipe da Coordenadoria estará na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que será realizada no Largo do Arouche, das 10h às 16h. Em uma estrutura de 25 metros de comprimento, serão ofertados ao público testagem rápida de HIV, teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo, e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para o HIV.

Serão oferecidos também as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e a entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, serão passadas orientações e realizados exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.

Coordenadoria de IST/Aids prepara ações para a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo de 2022
Reprodução

Já no dia 19/06 (domingo), a ação será durante a 26ª Parada do Orgulho LGBT+. A Coordenadoria contará com três tendas instaladas ao longo do evento, com materiais educativos e insumos de prevenção, além de contar com agentes de prevenção que farão a distribuição dos itens por toda a Avenida Paulista.

Complementando a ação, quem passar pela Avenida Paulista poderá observar artes na forma de galhardetes, na parte superior, e totens, na parte inferior, com mensagens de prevenção, em 36 postes.

“A Parada do Orgulho LGBT+ é uma oportunidade singular para as ações de prevenção ao HIV/Aids , com a oferta de serviços à públicos prioritários. Este momento é também uma forma de combate ao preconceito, que é uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento”, aponta Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo.

Além dos eventos acima, também é possível retirar preservativos gratuitos nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) e unidades de saúde, em 26 terminais de ônibus municipais, nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, e linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaQuatro e ViaMobilidade, em todos os dias do ano.

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Musical sobre vida e obra de Cazuza estreia nova temporada do RJ

"Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical" faz sua segunda temporada no Teatro Cesgranrio, Rio Comprido (RJ)

More Articles Like This

- Publicidade -