Potyguara Bardo se apresenta na “Noite Fora do Eixo” em SP

A "Noite Fora do Eixo" é um projeto da Mídia NINJA que fomenta a música independente e promove a circulação de artistas e bandas por cidades brasileiras

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

A Noite Fora do Eixo, projeto da Mídia NINJA que fomenta a música independente e promove a circulação de artistas e bandas por cidades brasileiras, apresenta Potyguara Bardo no Studio SP, dia 30 de junho, às 22h.

Morando atualmente em São Paulo, a intérprete, compositora e drag queen de Natal (RN) é uma das cantoras mais cultuadas da cena LGBTQIA+. Potyguara Bardo é a persona performática da multiartista que canta, atua, dubla e compõe. Seu nome explica suas origens: Potyguara vem da etnia indígena Potiguara e Bardo vem do livro “A Experiência Psicodélica”, de Timothy Leary

Em 2018, aos 22 anos de idade, a artista estreou com o  disco “Simulacre“, após uma imersão junto à incubadora de artistas DoSol. No álbum, a jovem drag queen apresenta a mistura viva que encarna em seus espetáculos, entre a ancestralidade, o pop e um experimentalismo que borra as fronteiras entre eles. “Meu som é uma viagem pelos aspectos que formam a personagem que a vida, com uma ajudinha minha, veio a moldar“, define Potyguara.

Potyguara Bardo (Foto: Gabriel Greiner)

Desde criança, Potyguara queria ser artista: “Mas em Natal, sendo uma criança gorda e afeminada, nunca pensei que teria futuro na área“. Na faculdade, estudante de Tecnologia da Informação, e após uma fase depressiva, uma experiência psicodélica a fez repensar seus rumos: “Comecei a me perguntar o que eu estava fazendo e se isso orgulharia meu eu criança. Resumindo: abandonei o curso e decidi usar peruca“.

Potyguara ainda percorreu um longo caminho entre se assumir drag e se encontrar como artista: “Inicialmente, achei que seria através da atuação. Mas após alguns anos fazendo laboratório no palco, dublando músicas e exercitando meu lado ator, decidi colocar minha voz de forma mais direta no mundo, e em 2017 lancei o single Você Não Existe, que culminou na gravação do meu primeiro álbum“.

Seguindo a trilha de sucesso aberta por artistas como Pabllo Vittar e Linn da Quebrada, Potyguara se propõe a alargar ainda mais o campo de possibilidades, sejam artísticas ou identitárias, da música brasileira: “A música, para mim, como a arte no geral, é um playground onde a criança dentro de mim pode brincar de criar“, conclui.

Serviço

Potyguara Bardo na Noite Fora do Eixo no Studio SP

Quando: 30/06 (quinta-feira)
Onde: Studio SP. Rua Augusta, 591, Consolação, São Paulo (SP)
Abertura da casa: 20h.
Show: 22h
Ingressos disponíveis aqui

Cartaz (Arte: Thiago Scherer/Design Ativista)
MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -