“Máquina”, novo espetáculo do Teatro da Pombagira, estreia em São Paulo

"Máquina" estreia temporada no Teatro Mars e propõe um "ritual de desmortificação contra a ordem estabelecida"

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

O Teatro da Pombagira traz para o Teatro Mars um espetáculo que apresenta uma crítica ao poder e ao sistema através da teatralidade e coreografias exageradas. “Máquina” é uma obra que ultrapassa os limites entre o performer e o público, estreia sua temporada nesta quinta-feira (02), às 20h.

O espetáculo se propõe a um ato ritualístico contra a ordem estabelecida. A encenação começa e termina dentro de uma boate, como uma zona temporal autônoma, deslocada do cotidiano. De  acordo com o companhia, “através de uma dramaturgia performativa, que cruza a vivência e os ritos pessoais do grupo, surgem novas urgências, assim como a sociedade que durante seu isolamento vem vivenciando o espectro de luto mundial, o coletivo perde seu fundador e diretor Marcelo Denny”.

(Foto: Chico Castro)

Foi durante a pandemia, que, abrigados pelo Teatro Mars, o grupo iniciou sua residência e a encenação de “Máquina’, o primeiro espetáculo da pesquisa “Desmortificar” que ritualiza os processos de vida, buscando uma elevação de força conjunta. 

A partir da provocação arquitetônica do Mars – que ganhou prêmio de arquitetura em 1983 – as Pombagiras passam a experimentar as multiplicidades e as possibilidades promíscuas que o espaço provoca. A experiência que o grupo busca causar como catarse no público, é a retomada dos encontros presenciais e a energia de um pacto social do aqui e agora. 

De acordo com o grupo, “Máquina” é realizado sem apoio financeiro, sem editais, patrocínios e sem apoio de instituições públicas, além de ter sido negado diversas vezes fomento. O espetáculo “é uma obra manifesto do Teatro da Pombagira, que sobrevive pela iminência de operar vida. Máquina é uma crítica às violências radicais do estado, e uma ode à vida e a morte, mas principalmente a vida. Máquina busca desmortificar inclusive a morte”.

O espetáculo  ainda contará com presença e discotecagem de DJs da cena de festas independentes que movem a cultura noturna da capital. Em junho, seu mês de estreia, contará com sets de Andrea Gram, Ledah, Gezender, Naty Posner, Clemix, Brugnara e Pejota. 

(Foto: Chico Castro)

Serviço

“Máquina” no Teatro Mars

Teatro Mars – Rua João Passalaqua, 80 – Bela Vista
Temporada de Junho
Pré Estreia: 02/06 – quinta feira – às 20h;
Temporada: 06, 07, 13, 14, 27 e 28/06, às 20h;
Ingressos disponíveis aqui – Valores por lote, entre 40$ e 100$

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -