Casa de Cultura Mário Quintana recebe show “Terráqueos”, lançando o novo álbum de Victor Kinjo

Dia 5 de junho, artista paulistano apresenta em Porto Alegre sua música queer, do mundo, brasileira, nipo-indígena e latino-asiática

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Retornando de sua primeira turnê no Japão, Victor Kinjo apresenta no Teatro Bruno Kiefer o show do seu recém-lançado álbum Terráqueos, mesclando a música brasileira com o pop e sonoridades okinawanas, com composições originais e versões de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mercedes Sosa, Shoukichi Kina, entre outros. O artista e pesquisador nipo-brasileiro canta ainda faixas do seu primeiro disco KINJO (YB Music, 2017), pelo qual foi indicado como Melhor Cantor (regional) ao Prêmio da Música Brasileira 2018. Terráqueos (YB Music) tem produção musical de João Antunes, Ivan Banho e Guilherme Kastrup, vencedor do Grammy Latino pelo aclamado disco Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares.

No show em formato duo, cantando e tocando piano, violão e sanshin, Kinjo é acompanhado por seu companheiro Eduardo Colombo nas percussões e vozes. Com canções em português, inglês, francês, espanhol, japonês e uchinaaguchi, Kinjo celebra a natureza e diversidade do planeta por meio da música e performance. Depois do show no Rio Grande do Sul, o artista e doutor em Ciências Sociais segue para os Estados Unidos, onde será pesquisador visitante na New York University Tisch School of the Arts, uma das mais renomadas escolas de artes do mundo.

Nos dias 3 e 4 de junho, ele acompanha também Eduardo Colombo no espetáculo de dança-teatro “De Repente, em Algum Lugar”, tocando a trilha sonora ao vivo ao piano e efeitos eletrônicos também na Casa de Cultura Mário Quintana. Ambos os trabalhos foram concebidos na SAMAUMA Residência Artística Rural, espaço de pesquisa e criação artística rodeado de Mata Atlântica, na Serra do Mar, em São Paulo.

Os eventos foram contemplados pelo edital de Ocupação dos Teatros, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), e se inserem no contexto da Semana do Meio Ambiente, ao conectar arte e música com a temática ambiental. Instituído pela ONU em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho, e neste ano seu tema é: #UmaSóTerra. https://www.worldenvironmentday.global/

Em 2021, Kinjo lançou VEM PRO RIO, o primeiro single do álbum Terráqueos, com um videoclipe gravado em expedição pelos 1136km do rio Tietê no Estado de São Paulo, da nascente até a foz, no rio Paraná. O trabalho culminou no I Festival Navega SP, que reuniu artistas, cientistas e lideranças da sociedade civil num barco atracado no Cebolão, no encontro dos rios Tietê e Pinheiros, ainda poluídos, na capital paulista.

“Acredito que a música pode nos unir em torno da natureza e da diversidade. Esse planeta é tão maravilhoso, apesar dos problemas sociais, econômicos e ambientais. Nesses tempos difíceis em que estamos, o show Terráqueos é para celebrarmos a vida a partir de nossa identidade comum”, convida Kinjo.

SOBRE VICTOR KINJO

Victor Kinjo é cantor, compositor, pesquisador e produtor nascido em São Paulo. Neto da diáspora okinawana para o Brasil, foi o primeiro asiático indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2018 como Melhor Cantor (Regional).

Em 2017, lançou seu primeiro disco “KINJO” (Matraca/YB Music, 2017), com produção de Ivan Banho e Ivan Gomes e participação especial de Lenna Bahule, considerado o 20º melhor álbum de música brasileira naquele ano (Embrulhador).  Em 2019, lançou, com apoio da Fundação Japão de São Paulo, o single “Flores para o Coração da Gente”, sua tradução para o português da canção “Hana subete no hito no kokoro no hana o”, do artista e ativista okinawano Shoukichi Kina (Matraca/YB Music, 2017).

No ano seguinte, divulgou seu primeiro livro “Quem são Mishimas?” pela Editora Autêntica. Em 2021, apresentou a canção “Carne e Coragem”, em parceria com Guilherme Kafé e Ana Flor Carvalho pela YB Music e em seguida o single e videoclipe VEM PRO RIO, o primeiro de seu novo disco Terráqueos.

Como artista e pesquisador, Kinjo apresentou-se em festivais, centros culturais e universidades de diversas cidades do Brasil, Japão, EUA e Europa, incluindo a Universidade de Harvard e o Fórum das Nações Unidas para Questões Indígenas, na sede da ONU, em Nova York.

É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e pesquisador pós-doutor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, com projeto transdisciplinar sobre cultura e regeneração de rios em São Paulo e outras metrópoles do mundo.

Atualmente, após turnê no Japão lançando seu novo disco Terráqueos, prepara-se para ir aos Estados Unidos como artista e pesquisador visitante da New York University Tisch School of the Arts com apoio da FAPESP.

Victor Kinjo e sua antropofagia pop ancestral registrada no álbum ‘Terráqueos’ – Divulgação
Victor Kinjo e sua antropofagia pop ancestral registrada no álbum ‘Terráqueos’ – Divulgação

SERVIÇO:

“Victor Kinjo – Terráqueos (show de lançamento)”
Data: 5 de junho, domingo

Hora: 20h

Local: Casa de Cultura Mário Quintana – Teatro Bruno Kiefer. Rua dos Andradas, 736. Centro Histórico, Porto Alegre/RS. CEP: 90020-004. Telefone: (51) 3226-4825

Ingressos:

Inteira: R$30,00
Meia-entrada: R$ 15,00

Vendas pelo Sympla, no link:

https://www.sympla.com.br/terraqueos—victor-kinjo–show-de-lancamento__1581753

Produção: Água Viva Cultura.

Apoio: Fundação Japão/SP; Hotel Ibis Style Porto Alegre Centro; Parangolé Bar e Restaurante; Boteco Histórico.

Realização: Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul; Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana; Casa de Cultura Mario Quintana; Instituto Estadual de Artes Cênicas; Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -