Autora trans narra suas histórias de violência e expulsão no livro “Mais Uma Casa de Bonecas”

Escrito por Maria Lucas, "Mais Uma Casa de Bonecas" é a segunda parte da trilogia "D'Ela" e está em pré-venda

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Após compartilhar experiências de sua jornada enquanto mulher trans diante da cisnormatividade no livro “Esse Sangue Não é de Menstruação, mas de Transfobia“, a autora carioca Maria Lucas lança a segunda parte da “Trilogia D’Ela“. O livro “Mais Uma Casa de Bonecas“, da Editora Urutau, está com a pré-venda aberta até o dia 19 de junho.

A nova obra da escritora retrata as socializações e contradições de relações familiares entre pessoas cisgêneras e heterossexuais, assim como o empoderamento de corpos trans e LGBTQIA+  em relações de afeto entre si.  As histórias contadas nos livros de Maria Lucas são oriundas de vivências da própria escritora que assume o alter-ego de Ela.

Maria Lucas (Foto: Íra Barillo)

A personagem criada por Maria narra suas histórias de violência e expulsão que viveu durante a pandemia, quando morou em dois consecutivos lares com pessoas cisgêneras que a agrediram de diversas formas. A escrita busca a construção de uma história de auto-ficção. 

“É um processo de retrabalhar dores e também muito arriscado, por expor situações e pessoas que realmente existiram e existem fora das páginas destes livros. Mas não menciono nomes e faço este trabalho para que compartilhemos essas histórias para, mais do que explicita-las, alertar sobre o quanto precisamos avançar enquanto sociedade”, explica  a autora.

“Escrevo sobre o que vivi, mas sabendo que também é sobre a vivência de muitas pessoas trans neste nosso país ultra transfóbico“, acrescenta Maria, que é a primeira pessoa trans a ganhar o concurso de ensaios da conceituada Revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, com o texto “Próteses de Proteção“.

O livro ainda conta com orelha da artista, pesquisadora e curadora trans-feminista Hilda de Paulo; e com ilustrações de Íra Barillo, artista visual não-binário que já criou imagens para o primeiro livro da trilogia, compondo assim um projeto totalmente produzido por pessoas trans.

Capa (Foto: Divulgação)

Ficha técnica

Mais Uma Casa de Bonecas, de Maria Lucas
Formato: 13,x19 cm
Páginas: 56 páginas
Ano de edição: 2022
Pré-venda aqui 

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -