Vida e obra da fotógrafa Vania Toledo ganham exposição em SP

Afinada com as artes e circuitos underground de São Paulo, Vania já fotografou artistas como Cazuza, Ney Matogrosso e Andy Warhol

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Neste sábado (04), inaugura a exposição Caixa Preta, em homenagem à fotógrafa Vania Toledo (1945-2020), a partir das 11h, no estúdio True Love Tattoo. A mostra retrospectiva apresenta 40 fotos de diversos ensaios e um bazar de roupas, acessórios, livros e memorabilia da artista.

O bazar ocorre apenas no final de semana da abertura, nos dias 4 e 5 de junho, e todas as peças estão à venda. A organização do evento é de Juliano Toledo, filho da fotógrafa, e conta com curadoria do fotógrafo Fausto Chermont e texto crítico do jornalista Mário Mendes.

Cazuza pelas lentes de Vania Toledo (Foto: Vania Toledo)

Segundo a organização, a vida profissional de Vania Toledo pode se resumir a percursos que a levaram a mergulhar em um mundo de imagens para falar do lugar que habita. Ela fotografou algumas das pessoas mais importantes da cultura, política e artes do país, nos anos de 1970 a 1990. 

Como fotojornalista, ganhou notoriedade por seus retratos nada óbvios para colunas sociais, que depois ganharam forma como ensaio-exposição intitulado Diário de Bolsa (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008) e que ganham destaque nesta retrospectiva, inclusive com a presença da máquina fotográfica Yashica que ela carregava na bolsa quando ia a festas e eventos sociais.

Também há seleções de imagens das séries Palco Paulistano, Detalhes de São Paulo e Corpo Livre que revelam diversas facetas da fotógrafa, desde a intimidade com a cena artística e a sensibilidade dos retratos até as técnicas de estúdio e ao ar livre.

Vania Toledo foi presença certa em diversas festas e clicou muitas delas, então para dar um clima festivo, durante o bazar da exposição Caixa Preta, dias 4 e 5 junho, haverá apresentação dos DJs Felipe Venâncio, Adriana Recchi, Juliano Toledo e Cacá Di Guglielmo.

Ney Matogrosso pelas lentes de Vania Toledo (Foto: Vania Toledo)

Serviço

Vania Toledo – Caixa Preta
Curadoria: Fausto Chermont
Idealização: Juliano Toledo
Produção: Luiz Normanda
Texto: Mário Mendes
Local: True Love Tattoo – Rua Dr. Cesário Mota Jr 448, Vila Buarque.
Abertura: Sábado (04/06) das 11h às 22h, com DJs Cacá DiGuglielmo, Adriana Recchi e Juliano Toledo; Domingo (05/06) das 14h às 20h, com DJs Felipe Venâncio, Lu Fonzar e Juliano Toledo.
Visitação: 06 a 25 de junho, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h.

Cartaz (Foto: Divulgação)
MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -