Em novo livro, Renan Quinalha reflete a história do movimento LGBTI+ e o ativismo na atualidade

“Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” será lançado em junho pela Autêntica Editora

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Em junho, Renan Quinalha lança o livro “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias”, pela Autêntica Editora. Reconhecido pela sua atuação em estudos da diversidade sexual e do gênero, o autor, professor de direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), faz um levantamento do processo histórico desses movimentos no Ocidente na obra, especialmente em países como Alemanha, Estados Unidos e Brasil. 

Com linguagem acessível e também com conteúdo para quem deseja se aprofundar na história do movimento LGBTI+, Quinalha utiliza conceitos para opinar sobre a questão identitária, a politização e o engajamento necessário para o futuro. “Este livro pretende compartilhar reflexões teóricas e historiográficas, mas, sobretudo, coloca-se como um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia. Em tempos de autoritarismos e conservadorismos morais, nada como a história para nos ensinar e inspirar nas resistências do presente“, afirma o autor.  

“Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” (Foto: Reprodução)

“Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” está dividido em três partes. Na primeira, Quinalha desenvolve uma introdução às principais questões conceituais do campo do gênero e da sexualidade. Na segunda parte, é feito um recorte histórico de ações marcantes dentro da conjuntura ocidental, seguido da emergência do ativismo nos Estados Unidos após a Segunda Grande Guerra.

No último capítulo, tomando o conceito de “ciclos” em vez de “ondas”, Quinalha busca historicizar o desenvolvimento das principais bandeiras, sujeitos e organizações do ativismo organizado no país. O livro é uma publicação da Coleção Ensaios, coordenada por Ricardo Musse, professor de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). A obra, atualmente em pré-venda, estará disponível para compra a partir de 10 de junho de 2022. A agenda de lançamentos virtuais e presenciais será divulgada em breve.  

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Musical sobre vida e obra de Cazuza estreia nova temporada do RJ

"Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical" faz sua segunda temporada no Teatro Cesgranrio, Rio Comprido (RJ)

More Articles Like This

- Publicidade -