Em pesquisa inédita do IBGE, 2,9 milhões de brasileiros se declararam homossexuais ou bissexuais

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação Sexual Autoidentificada da População Adulta e esta é a primeira vez que esse número é coletado entre a população brasileira

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Nesta quarta-feira (25), uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais no Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação Sexual Autoidentificada da População Adulta e esta é a primeira vez que esse número é coletado entre a população brasileira. No entanto, os números ainda podem estar subnotificados.

Coletados em 2019, os dados mostram que 94,8% da população adulta, o que equivale a 150,8 milhões de pessoas, identificam-se como heterossexuais; 1,2%, ou 1,8 milhão, declaram-se homossexuais; e, 0,7%, ou 1,1 milhão, declara-se bissexual.

Ainda de acordo com a pesquisa,  1,1% da população, o que equivale a 1,7 milhão de pessoas, disse não saber responder à questão; 2,3%, ou 3,6 milhões, recusaram-se a responder. Uma minoria, 0,1%, ou 100 mil, disse se identificar com outras orientações – a maioria deste número respondeu se identificar como pansexual.

Os dados da pesquisa também revelam que a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior (3,2%), maior renda (3,5%) e idade entre 18 e 29 anos (4,8%). Já em relação às regiões onde moram, o Sudeste registra o maior percentual, 2,1%, enquanto o Nordeste tem a menor, 1,5%.

Entre as mulheres brasileiras, 0,9% declara-se lésbica e 0,8%, bissexual. Já entre os homens, 1,4% declaram-se gays e 0,5%, bissexuais. 1,1% dos homens e mulheres disseram não saber e 2,3% recusaram-se a responder. A maioria, em ambos os grupos, declararam-se heterossexuais .

(Foto: Reprodução)

Subnotificação

De acordo IBGE, o número de lésbicas, gays e bissexuais registrado na pesquisa pode estar subnotificado. O estigma e o preconceito por parte da sociedade, seriam alguns dos fatores que podem fazer com que as pessoas não se sintam seguras em declarar a própria orientação sexual. 

A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal”, diz a analista da PNS Nayara Gomes

A falta de familiaridade com os termos usados na pesquisa é outro fator apontado para a subnotificação. “A gente ainda precisa percorrer um caminho com várias iniciativas de campanha, de sensibilização. Quanto mais perguntarmos, mais as pessoas vão se acostumar e é esse caminho que a gente pretende seguir. Temos alguns desafios”, complementa Nayara.

MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Editoras Ática e Scipione destacam 4 livros infantojuvenis para abordar diversidade sexual e de gênero

Obras trazem representatividade para os jovens leitores e histórias auxiliam famílias a entenderem processos de autoconhecimento de crianças e adolescentes

More Articles Like This

- Publicidade -