Economista catarinense cria método de Educação Financeira focado em LGBTQIA+

Durante a pandemia, o economista Gean Duarte percebeu que, com sua experiência de vida, poderia empoderar financeiramente outras pessoas LGBTQIA+

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Durante a pandemia, o economista Gean Duarte percebeu que sua experiência de vida poderia também empoderar financeiramente outras pessoas LGBTQIA+. A partir daí, o catarinense resolveu criar o “Método Bixa Rica”, que ensina educação financeira para essa população.

“Com 18 anos, me esforcei até conseguir entrar para a universidade, até que ganhei uma bolsa de estudos pelo PROUNI e comecei a cursar Economia. Minha mãe faleceu quando eu tinha 19 anos e a única opção que eu tinha era correr atrás de organizar as minhas finanças ou passar perrengue”, conta Duarte.

Gean Duarte (Foto: Reprodução/ Instagram)

Duarte se formou em 2010, pela Universidade de Criciúma (UNESC). Ele conta ter validado a Educação Financeira em sua própria vida e, através das redes sociais, vem inspirando outros LGBTQIA+ a superarem dificuldades diversas.

“Não podemos negar que o preconceito e a discriminação nos afastam de determinados ambientes, que são tomados por homens héteros. Porém, chegou a hora de assumirmos o protagonismo e mostrar que podemos entender e atuar em qualquer área”, avalia o economista.

Gean Duarte (Foto: Reprodução/ Instagram)

O Método Bixa Rica

Segundo Duarte, o “Método Bixa Rica” tem o total de sete módulos, onde o economista ensina a planejar as finanças para fazer sobrar dinheiro e investir de acordo com seus objetivos. O economista também  aborda a importância do empreendedorismo e disponibiliza ferramenta para gestão de negócios.

“Eu sou economista e empreendedor com mais de 10 anos de formação e experiência. Criei o ‘Bixa Rica’ com o propósito de aproximar a população LGBTQIA+ da Educação Financeira e do Empreendedorismo, pois acredito que todos nós deveríamos ter acesso a estes conhecimentos na escola”, conta Duarte.

Duarte explica que a dinâmica do método consiste na evolução financeira em uma rota de quatro etapas, sendo elas “Bixa Endividada”, “Bixa Pobre”, “Bixa Rica” e “Bixa Milionária”: “Na fase ‘Bixa Endividada’, é quando não se consegue guardar nada do que recebe. Já na ‘Bixa Pobre’, é normal passar por algumas restrições financeiras, mas o foco é construir a Reserva de Emergência para não passar mais perrengues na vida. A fase ‘Bixa Rica’ é quando começamos a tirar nossos sonhos da mente e realizá-los. E, a última, ‘Bixa Milionária’, os rendimentos dos investimentos são suficientes para pagar o custo de vida”.

O economista salienta que não existem fórmulas mágicas e investimentos milagrosos: “O Método Bixa Rica é um guia completo para aprender, de uma vez por todas, a dominar suas finanças e evoluir na rota da vida financeira. Porém, é preciso fazer a sua parte e respeitar as etapas e o processo”.

Gean Duarte (Foto: Reprodução/ Instagram)
MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Virada Cultural 2022 terá Gloria Groove, Ludmilla e outros artistas LGBTQIA+

No próximo sábado (28) e domingo (29), além de Gloria Groove e Ludmilla, nomes como Filipe Catto, Potyguara Bardô, Luísa Sonza, Majur, Vitão e Pocah também se apresentam na Virada Cultural de SP

More Articles Like This

- Publicidade -