Fórum de Direitos LGBTQ+ faz 2ª edição com André Fischer, João Silvério Trevisan e convidados internacionais

Especialistas de Canadá, Argentina, Brasil, Chile e França vão discutir desafios comuns da população LGBT na sociedade. O evento também terá uma exposição com uma linha do tempo do movimento no Brasil e show com as artistas Greta Star e Marcinha do Corinto

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Para celebrar o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOTB) no dia 17 de maio, haverá diversos eventos gratuitos na cidade de São Paulo, como o II Fórum de Direitos LGBTQ2+. Será possível acompanhar o evento através do YouTube na página oficial da ParadaSP e, caso queira ir pessoalmente, é necessário se inscrever no Sympla através deste link.

A iniciativa é do Governo do Canadá por meio de seu Consulado Geral em São Paulo e suas Embaixadas na Argentina e no Chile, juntamente com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e o Governo da França no Brasil. O evento conta com a presença de ativistas, políticos e estudiosos dos cinco países, que discutirão o direito à segurança pelas pessoas LGBTQ2+ e o papel da polícia para contribuir com uma sociedade mais segura e inclusiva. A presença de crianças LGBTQ2+ nas escolas, a importância da diversidade na cultura e os desafios das pessoas LGBTQ2+ no mercado de trabalho também serão abordados.

Entre os nomes de destaque estão Jasmin Roy, ator e escritor canadense e presidente da Fondation Jasmin Roy, em Montreal; Maddie Morris, primeira funcionária abertamente transgênero do Governo do Canadá em Seattle, nos Estados Unidos; Thirza Cuthand, diretora de cinema queer e indígena do Canadá; André Fischer, criador do Mix Festival e coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura; Élisabeth Moreno, Ministra-delegada da França responsável pela igualdade entre mulheres e homens, diversidade e igualdade de oportunidades (DILCRAH); Daniela Ruiz, diretora executiva da ONG 7 Colores Diversidad e responsável pela formação de servidores públicos nas áreas de Justiça e Forças de Segurança do governo federal na Argentina; Rolando Jiménez, presidente da ONG Movimiento por la Liberación Homosexual (MOVILH) no Chile.

No dia 18 de maio, o público poderá conferir ainda um painel presencial que será realizado na Aliança Francesa de São Paulo (Rua General Jardim 182 – Centro) que abordará a memória do movimento LGBT e contará com a participação do escritor brasileiro João Silvério Trevisan, o ativista francês e fundador da ActUp, Philippe Mangeot, a professora de Antropologia na Unicamp, Regina Facchini, o fundador do Irish Queer Archive, Tonie Walsh, e o canadense e presidente da InterPride, Andrew Baker. O debate também conta com transmissão on-line ao vivo.

Além do Fórum, a exposição fotográfica Habeas Corpus, produzida pelo Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP, estará em exibição no hall principal da Aliança Francesa. A mostra, que traz uma linha do tempo do movimento LGBT no Brasil com peças inéditas do acervo, ficará disponível entre os dias 18 de maio a 19 de junho. O encerramento fica por conta de um pocket-show com as artistas Greta Star e Marcinha do Corinto.

SERVIÇO:

  • II Fórum de Direitos LGBTQ2+
  • Dias 17 e 18 de maio de maio, terça e quarta-feira. Gratuito.
  • Debates on-line com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/38MHkRA e transmissão on-line no canal youtube da Parada SP.
  • O debate do dia 18/05 às 19h30 é presencial (retirada de ingresso a partir das 18h no local) e transmissão ao vivo on-line pelo canal youtube da Parada SP.
  • Exposição “Habeas Corpus” de 18/05 a 19/06
  • Local: Aliança Francesa (hall), Rua General Jardim, 182 (metrô República)
    Visitação: seg à sex das 9h às 21h / Sáb das 9h às 13h e das 18h às 21h / Dom das 16h às 19h (fechado em feriados).

ORGANIZAÇÃO:

  • Governo do Canadá no Brasil
  • Escritório do Québec em São Paulo
  • Embaixada do Canadá na Argentina
  • Embaixada do Canadá no Chile
  • Embaixada da França no Brasil
  • Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP (APOLGBT-SP)
  • Aliança Francesa de São Paulo
  • Apoio: Institut français, British Council, Consulado Geral da Irlanda em São Paulo
  • Parceria Mídia: Revista Híbrida, Terra e Eletromídia
    Transmissão e tradução simultânea: PRISMA Traduções
    Parceria catering: Amstel
André Fischer - Foto: Divulgação/Festival MixBrasil
André Fischer – Foto: Divulgação/Festival MixBrasil
MixBrasil
MixBrasil
Fundado em 1994, o MixBrasil é o primeiro portal de informações e cultura LGBTQIA+ do Brasil

Deixe uma resposta

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Virada Cultural 2022 terá Gloria Groove, Ludmilla e outros artistas LGBTQIA+

No próximo sábado (28) e domingo (29), além de Gloria Groove e Ludmilla, nomes como Filipe Catto, Potyguara Bardô, Luísa Sonza, Majur, Vitão e Pocah também se apresentam na Virada Cultural de SP

More Articles Like This

- Publicidade -